Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2007 - 09:00

Funarte inaugura a quinta e última exposição do Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea 2005 - 2006

A Funarte - Fundação Nacional de Arte, realiza em suas galerias, no Palácio Gustavo Capanema, a partir de 3 de maio, a última exposição do Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea. A mostra reúne instalação, pintura, performance e vídeo de seis artistas premiados. São eles: Ana Holck, Arjan, Chico Fernandes, Cláudia Vieira, Milena Travassos e Wagner Tavares.

O Projéteis, já em sua terceira edição (agora como Prêmio), se consolidou na cena contemporânea e se propõe, como sugere o nome, a projetar o artista e sua obra, principalmente aqueles que ainda não tiveram espaço para exibir seu trabalho. ” Foi o primeiro ‘salão' que premiou e lançou luz sobre meu trabalho e com isso despertou uma cadeia de interesses que me empurrou para o lugar em que me encontro ”, ressalta a artista visual Lúcia Laguna.

O grande diferencial deste prêmio é que cada artista recebeu, R$ 6.250,00, em dinheiro, para o desenvolvimento e montagem dos seus projetos, uma iniciativa pioneira do Centro de Artes Visuais da Funarte. O Prêmio Projéteis visa fomentar a produção e difundir projetos elaborados por artistas, grupos, arquitetos e outros profissionais vinculados a diversos segmentos das artes visuais. Para Márcio Botner, artista e um dos sócios da galeria A Gentil Carioca, “o Projéteis é um projeto de extrema importância já que serve como uma espécie de antena, tentando captar o que acontece por todo Brasil. Serve como uma vitrine-plataforma que faz circular a jovem arte contemporânea brasileira”.

Os artistas e suas obras Ana Holck (RJ): Mão-dupla | Instalação - A instalação consiste numa estrutura de faixas adesivadas, que criam uma arquitetura, um espaço dentro de uma arquitetura maior. Neste espaço vasado, é suprimida a dualidade do externo e interno. Dessa forma, o olhar do espectador/transeunte é convidado a transpor os limites, ao invés de se deter neles.

Arjan (RJ): Axiomas Atemporalis IV | Desenho/ Pintura - São desenhos em que o artista parte de manchas aquareladas com uma coloração carnal potencialmente dramática, para representar o corpo humano desfeito, através de rostos masculinos crispados, caveiras e ícones similares. O artista revela, dessa maneira, sua clara descendência dos movimentos expressionistas que vislumbravam os dramas da alma humana.

Chico Fernandes (RJ): 14 de julho | Performance/ Vídeo - Uma performance na qual o artista ficará, durante a abertura da exposição, deitado, com a cabeça para dentro de uma das paredes falsas do mezanino. E durante o período da mostra, ficará em exibição um vídeo que registra essa performance.

Milena Travassos (CE): A Observadora | Instalação - A instalação contrapõe a rigidez inorgânica de um cubo de vidro à organicidade de uma bela e nua mulher encerrada em seu interior. Esta dicotomia é evidenciada quando as imagens fotográficas são deslocadas para o espaço tridimensional de cubos de vidros, cuja transparência possibilita ao espectador perceber a expansão poética proposta pela artista.

Claudia Vieira (RS): Topografias Arquitetônicas | Intervenções in situ - O projeto consiste em uma série de i ntervenções espaciais in situ , que integram aspectos de desenho, arquitetura, fotografia, vídeo e performance . A artista traduz a sua percepção do ambiente de modo a permitir que o trabalho provoque um impacto fisico no espectador e funcione como um estruturador do pensamento.

Wagner Tavares (SP): Hulk | Escultura - No interior da escultura de metal habita uma luz verde que faz referência às paranóias radioativas aludindo a Hulk. Mas os laivos verdes que escapam da couraça não prometem uma potência capaz de organizar o mundo, e sim remetem a um possível caos de relações.

1º Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea – 5ª. Exposição, com abertura dia 3 de maio, quinta-feira, a partir das 13h, e vai até 8 de junho, de segunda a sexta, das 10h às 18h. Entrada franca, nas Galerias da Funarte – Mezanino do Palácio da Cultura Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, 16, mezanino – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Website: www.funarte.gov.br

Mais informações: Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte | Tel.: (21) 2279-8089 | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira