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15/08/2009 - 10:42

Receita total do Grupo Medial cresce 13,4% em um ano

A venda de planos médico-hospitalares e odontológicos teve elevação de 19,4% no 2T09 em relação ao 2T08, média de 46 mil planos comercializados por mês de abril a junho deste ano.

São Paulo– A Medial Saúde S.A. (BM&F Bovespa: MEDI3), uma das maiores operadoras de medicina de grupo do país, anuncia os resultados do segundo trimestre de 2009 (2T09).

A receita total – soma das contraprestações líquidas (receitas de planos médico-hospitalares e planos odontológicos) e outras receitas (receitas de hospitais e de diagnósticos provenientes de outros planos médico-hospitalares) – registrou expansão em relação ao 2T08 de 13,4%, chegando a R$ 538,3 milhões e, em relação ao 1S08, cresceu 11,8%, atingindo R$ 1.055,4 milhões, no 1S09.

Ao final do 2T09, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares e odontológicos alcançou 1.806,1 mil, o que confere um crescimento orgânico de 19,4% em relação ao 2T08. No 2T09, a Medial vendeu 138,1 mil planos médico-hospitalares, o que representa média mensal de 46 mil planos.

Quando analisados isoladamente, os planos médico-hospitalares (1.533,7 mil beneficiários) apresentaram crescimento de 9,3% em comparação ao 2T08 e permaneceram estáveis em relação ao 1T09.

Já os planos odontológicos apresentaram crescimento de 14,4% em relação ao 1T09 e de 150,4% em relação ao 2T08, encerrando o período com 272,4 mil beneficiários. A penetração deste produto na base total de beneficiários da Medial subiu 10 pontos percentuais em relação ao 2T08, atingindo 17,8% do número de clientes no 2T09.

A sinistralidade no 2T09 foi 82,2%, o que representa aumento de 5,7 pontos percentuais em relação ao 2T08. Este acréscimo reflete a sazonalidade típica do setor, implicando em um segundo e terceiro trimestres com maior utilização de serviços médicos e custos mais elevados do que nos primeiros e quartos trimestres, e das provisões de eventos ocorridos e não avisados (PEONA) no valor de R$ 21,0 milhões no período.

A forte geração de caixa no 2T09 ampliou as disponibilidades para R$ 223 milhões, 1,2% superior ao 1T09. O EBITDA ajustado, excluindo eventos não-recorrentes, foi negativo em R$ 37,7 milhões.

Iniciativas de reestruturação - O grupo Medial iniciou a implementação de um programa de reestruturação para a recomposição de suas margens operacionais, elevação de rentabilidade e revisão de processos. São ações que envolvem diretamente as áreas e diretorias responsáveis, com coordenação unificada e submetida diretamente à presidência.

“O primeiro semestre de 2009 validou o posicionamento competitivo da Medial no mercado de saúde suplementar, refletido no crescimento do faturamento e na expansão da base de beneficiários. Por outro lado, a companhia deparou-se com um cenário desafiador com relação aos impactos dos custos médicos em seus ganhos econômicos. Estamos atentos e mobilizados no reforço de nossos processos operacionais para recompor as margens”, explica Emílio Carazzai, diretor presidente.

A estratégia da Medial continua baseada em sua rede própria e por isso no último trimestre foram inaugurados os centros médicos Lapa-Tito e Taboão da Serra, com capacidade conjunta para 24 mil atendimentos por mês. Além disso, foram reformados as unidades de São Miguel, Osasco, Brigadeiro e Diadema.

Para reforçar a rede de atendimento aos beneficiários em Brasília, a Medial assumiu a operação integral do Hospital São Braz, no Plano Piloto do Distrito Federal. Também foram adquiridos dois terrenos limítrofes para expansão do Hospital Alvorada Taguatinga e do Itacolomy Butantã.

A companhia segue com as obras do novo hospital na região da Avenida Paulista e disparou o projeto arquitetônico para a construção de uma nova unidade no Município de Santo André, em terreno de sua propriedade.

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