Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2009 - 08:55

Ministro ressalta “vitalidade” da economia brasileira durante congresso de hoteleiros


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Álvaro Bezerra de Mello e o ministro do Turismo, Luiz Baretto

Na abertura do evento, Barretto recebeu o Troféu Ministro Cinco Estrelas.

Rio de Janeiro – O ministro do Turismo, Luiz Barretto, destacou a “vitalidade” da economia brasileira e do turismo frente à crise financeira mundial, durante a abertura do 51º. Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel), no dia 17 de agosto (segunda-feira), no Rio de Janeiro. “Vivemos um momento de otimismo, depois de passamos por uma turbulência iniciada em outubro do ano passado. Conseguimos dar uma resposta forte e rápida”.

Uma demonstração deste bom momento, segundo o ministro, são os números divulgados na semana passada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). ”O fluxo de passageiros em aviões no mês julho aumentou 26% quando comparado ao mesmo período de 2009”, disse. O crescimento ocorreu a despeito do aumento da oferta de assentos. Barretto também destacou o bom momento do segmento de lazer na temporada de inverno: “Nas últimas semanas estive em Petrópolis, Teresópolis, Campos do Jordão, Gramado e Monte Verde e pude ver hotéis e pousadas cheios, um movimento acima da média.”

Diante dos principais donos e executivos de hotéis brasileiros, Barretto confirmou as negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a criação de uma linha de crédito para financiar a reforma e a ampliação do atual parque hoteleiro nacional. “Estamos buscando uma linha com juros baixos, prazos alongados e uma engenharia financeira que garanta de fato o acesso dos pequenos e médios empreendedores ao crédito”, explicou.

Em um balanço das ações implementadas pelo Ministério do Turismo nos últimos meses, o ministro lembrou as linhas de crédito do Banco do Brasil e da CEF para financiamento de pacotes turísticos, passagem e hospedagem e a linha específica da CEF para financiamento de capital de giro com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Prêmio – Na solenidade de abertura do Conotel, o ministro recebeu o troféu “Ministro Cinco Estrelas”. O prêmio foi entregue pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Álvaro Bezerra de Mello. “Esse é o ministro mais engajado. Ele vai de norte a sul, de leste a oeste do país e está sempre pronto a atender imediatamente as demandas do setor”, disse Mello. Presente ao evento, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que “o ministro é um grande executivo, com visão pública de gerenciamento do turismo, que sabe dialogar com a iniciativa privada, setor público e financiadores”.Com o tema "A Conjuntura Internacional e a Hotelaria Brasileira", o Conotel reunirá até o dia 19 de agosto (quarta-feira), consultores internacionais e nacionais que apontarão os caminhos e as novas tendências da economia e recuperação do setor frente à crise mundial e seus efeitos no mercado global. | Site: www.conotel.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira