Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2009 - 08:56

Rio de Janeiro recebe o 51° Congresso Nacional de Hotéis


O tema principal desta edição é “A Conjuntura Internacional e a Hotelaria Brasileira”.

O Rio de Janeiro será a capital da hotelaria brasileira até o dia 19 de agosto (quarta-feira). Consultores internacionais e nacionais abordarão os caminhos e as novas tendências da economia e discutirão os efeitos da crise mundial no turismo durante o 51° Congresso Nacional de Hotéis 2009 (Conotel). O governador Sérgio Cabral, o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, participaram da abertura do evento, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.

O Conotel, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e apoiado pelo governo estadual, tem como principal tema: A Conjuntura Internacional e a Hotelaria Brasileira. No encontro, especialistas debatem, através de propostas, as causas e as maneiras de minimizar as consequências da crise econômica. O congresso apresentará ainda palestras sobre o Mercosul. A ideia é criar um intercâmbio entre autoridades e líderes de diferentes segmentos da indústria hoteleira e do turismo.

- Quando a gente enfrenta o crime organizado, pacifica comunidades, investe no PAC das favelas R$ 1,3 bilhão, entra em uma área degradada e converte em um equipamento cultural, revitaliza a Zona Portuária, briga por um novo aeroporto e luta pela Copa do Mundo, damos qualidade de vida à população. Essas são as grandes contribuições que o prefeito Eduardo Paes, o presidente Lula e eu podemos dar: De um lado, ter grandes executivos cuidando do setor de turismo. De outro, fazer o dever de casa, melhorando a qualidade de quem visita o Brasil e o Rio de Janeiro – declarou Sérgio Cabral.

Nesta edição do Conotel, o público poderá participar de cursos, oficinas, ciclos de workshops e sessões técnicas, realizadas por patrocinadores do evento e instituições como Senac e Sebrae. O congresso traz também o Hotel Expo - Exposição de Produtos e Serviços para Hotéis, espaço que expõe as maiores companhias da área de hotelaria. A expectativa é receber cerca de 3 mil visitantes, 100 empresas e 800 convidados em 1.000 m² de produtos, serviços e equipamentos do setor.

- O momento otimista que o turismo vive é importante para o seu crescimento. O setor cresceu 26% em relação ao ano passado. O congresso comemora isso. O tema da Copa do Mundo é uma janela de oportunidades para o turismo, e estamos trabalhando para que as cidades continuem sendo procuradas depois do evento. Pretendemos liberar uma linha especial de crédito para a área, flexibilizar o visto e regularizar a lei geral do turismo. Atualmente, estamos trabalhando em 65 destinos turísticos - ressaltou o ministro Luiz Eduardo Barretto, que recebeu o prêmio “Ministro Cinco Estrelas”.

O crescimento do encontro resultou na modernização de sua infraestrutura. Por isso, este ano, os convidados assistirão a palestras gravadas com líderes do turismo mundial, como o presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai. Casos de sucesso, como o do Hotel Pelé, de Dubai, que inovou na sua estratégia de captação de hóspedes, também serão analisados no Conotel.

- É um imenso prazer receber o Congresso Nacional de Hotéis pela segunda vez na cidade. É muito importante discutir o papel do turismo, um dos setores que mais cresce no país, durante essa fase de crise econômica. O Brasil vive um momento mágico e não foi muito atingido pela crise. O Rio de Janeiro tem se esforçado para receber os dois maiores eventos do mundo: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - afirmou Eduardo Paes.

Além dos tradicionais eventos sociais, que possibilitam a realização de networks em ambientes mais descontraídos, a programação do Conotel 2009 inclui as sessões Economia Mundial: Impactos sobre a Hotelaria Brasileira e Hotelaria no Mercosul: Momento de Integração. Na terça-feira (18), o congresso abordará o padrão internacional de atendimento, gestão de crises e atrativos turísticos, melhores práticas ambientais e marketing de destinos. O evento será encerrado no dia 19, com painéis sobre empreendedorismo e turismo de luxo.

- Os temas apresentados exemplificam o momento econômico mundial e tratam de questões cotidianas das operações comerciais. O Conotel estimula a integração no setor e a tomada de decisões dos hoteleiros. Este ano, discutiremos o visto online, a criação de uma lei de turismo e os investimentos para a Copa de 2014. Durante o evento, vamos receber cerca de 600 mil turistas. Precisamos estimular esses visitantes – disse o presidente da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antônio de Oliveira Santos; o diretor técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza; o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, inúmeros presidentes das entidades promotoras do Conotel 2009 e do mundo do turismo participaram da solenidade oficial de abertura do evento. [Site: www.conotel.com.br]| Por : Marcelle Colbert

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira