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18/08/2009 - 10:12

Embraer entrega aeronave CBA 123 restaurada ao MUSAL


Segundo protótipo do avião será um dos destaques do salão principal do museu.

São José dos Campos - A Embraer entregou no dia 14 de agosto (sexta-feira), o segundo protótipo do avião CBA 123 para oMuseu Aeroespacial (MUSAL). A cerimônia foi realizada nas instalações do museu, localizado no Campo dos Afonsos, municípiodo Rio de Janeiro. A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Empresa e ficará exposta no salão principal do MUSAL, ao lado do protótipo número um do Bandeirante, primeiro avião fabricado pela Embraer.

“É uma grande honra para a Embraer ver o CBA 123 exposto no maior museu aeroespacial do País”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “Temos um carinho especial por este avião. Apesar de não ter sido produzido em série por motivos mercadológicos, o CBA 123 representou um grande avanço tecnológico para a indústria aeronáutica brasileira. Com certeza, ele será muito bem preservado no MUSAL.” A recuperação do segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, contou com a participação de alunos do curso de mecânica geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e foi concluída no último mês de maio. O avião foi exposto aos empregados da Embraer durante o mês de junho na sede da Empresa, em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, e depois transferido para o Rio de Janeiro. “Temos muito orgulho de receber o CBA 123, aeronave que enriquece ainda mais o acervo do MUSAL”, disse o Brigadeiro-do-Ar R1 Márcio Bhering Cardoso, Diretor do MUSAL. “Já contávamos com outros aviões históricos da Embraer, como o Bandeirante, o Xavante e o AMX. Agora, o público terá a oportunidade de conhecer mais um avião produzido pela Empresa.”

Criado em 1973, o MUSAL [www.musal.aer.mil.br] ocupa uma área de 15.195 metros quadrados, incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares anexos. As salas de exposição abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do museu, que recebe, em média, 60 mil visitantes por ano.

CBA 123 - Um acordo de cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projeto em parceria entre a Embraer e a Fábrica Argentina de Material Aeroespacial (FAMA): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil- Argentina), comercialmente denominado Vector.

O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto. Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projetada com 19 assentos. A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro vôo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de julho de 1990.

O avançado projeto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade econômica e conseqüente cancelamento da produção. O acordo de cooperação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projeto finalmente encerrado em 1995. Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2009, a Embraer contava com 17.237 empregados –número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,8 bilhões.| www.embraer.com.br

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