Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2009 - 10:28

Minerva tem trimestre com forte desempenho de receita e aumento de Ebitda

Companhia teve aumento de faturamento de 22% nos últimos 12 meses e fechou 2T09 com o mais alto nível de utilização de capacidade instalada do setor.

Apresentando forte desempenho das receitas e a confirmação da estabilidade e constância nas margens operacionais, o Minerva no dia 14 de agosto (sexta-feira), os resultados referentes ao segundo trimestre de 2009. A Companhia registrou no período um aumento de faturamento de 22% nos últimos 12 meses. A receita líquida ficou em R$ 641,4 milhões, 10,9% superior à receita do 1T09 e 12,7% maior com relação ao mesmo período do ano passado. O Minerva também apresentou no período ganho de market share: 17,1%, 0,7 p.p. superior à participação de mercado do trimestre anterior.

Outro destaque do trimestre foi o aumento de 36,5% no Ebitda em relação ao 1T09 e expansão de 1,3 p.p. na margem, refletindo a retomada nas exportações. Além disso, a Companhia manteve um alto índice de utilização da capacidade instalada permanecendo em 80% – o maior do segmento – durante o 2T09, próximo a níveis recordes. De acordo com o Presidente do Minerva Fernando Galletti de Queiroz, estes resultados são frutos da estratégia conservadora, focada no longo prazo e estruturada num crescimento orgânico e também dos investimentos em aumento de capacidade, maior flexibilidade operacional e de melhorias na produtividade das plantas. “Nossa estratégia já começou a trazer resultados positivos e estamos no início da maturação dos investimentos realizados pelo Minerva no ano passado”, explica o Presidente. Parte destes investimentos culminou no início das operações da planta de food service Minerva Dawn Farms no final de março e na reinauguração no final de junho da planta de Araguaína/TO que passou por ampliação e modernização.

Já nas exportações, o Minerva prosseguiu com sua estratégia de diversificação de mercados aumentando a participação no Oriente Médio e na Ásia, mercados de prospecto positivo. Além disso, o trimestre também foi marcado pela retomada das exportações para a União Européia que avançaram 16,5% no período, chegando a R$ 42,9 milhões - nível superior ao praticado anteriormente às restrições sanitárias impostas pelo bloco em janeiro de 2008. As exportações de carne in natura para U.E. representaram 6,3% do total das vendas da Companhia contra 0,9% no 2T08.

Segundo o Presidente, a expectativa é que o segundo semestre deste ano seja o início de um longo período de crescimento no faturamento da Companhia, incluindo melhores margens operacionais e financeiras. “Após um período de grande turbulência nos mercados internacionais, que afetou a dinâmica de vários setores e inclusive a do nosso, entendemos que o segundo trimestre de 2009 foi o divisor de águas e já no segundo semestre deste ano iniciou-se um longo período de crescimento em nosso faturamento, com melhores margens operacionais e financeiras”, afirma Queiroz. Ele também destaca que no segundo semestre haverá uma aceleração no processo de desalavancagem financeira, por meio de uma maior geração operacional de caixa, substituição de dívidas onerosas e pela incorporação de dados operacionais mais robustos. | . [Link dos resultados: http://www.mzcenter.com.br/Templates/506/Minerva_ER_2T09_Final.pdf]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira