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19/08/2009 - 10:11

FIESC lança missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos

Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasil, Michel Alaby, os setores com mais possibilidades de fechar novos negócios no país são a construção civil, cosméticos, móveis, vestuário, autopeças e alimentos.

Florianópolis - A Federação das Indústrias (FIESC) lançou nesta terça-feira (18), em Florianópolis, a missão empresarial brasileira aos Emirados Árabes Unidos, que será realizada de 19 a 30 de novembro. O evento teve a participação do embaixador dos Emirados no Brasil, Yousuf Al-Usaimi e do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasil, Michel Alaby, que durante palestra afirmou que os setores com mais possibilidades de fechar novos negócios no país são a construção civil, cosméticos, móveis, vestuário (artigos esportivos), autopeças e alimentos.

Alaby explicou que o setor da construção civil nos países árabes se beneficia da estratégia dos governos locais de diversificar as atividades econômicas para não ficar tão dependente do petróleo. Os investimentos no setor da construção devem alcançar US$ 1,8 trilhão nos próximos anos, disse. Segundo ele, grande parte dos investimentos em construção serão destinados a criação de novos ambientes e reformas de empreendimentos do setor de serviços como aeroportos, hotéis, prédios comerciais e infra-estrutura. Como exemplo, ele citou uma série de projetos que estão em andamento em Dubai, segundo maior emirado entre os sete que compõe o país. Entre eles estão a construção de um parque de diversões que será duas vezes maior que a Disney e custará US$ 5,7 bilhões, de um conjunto de casas em uma ilha, avaliado em 4 bilhões, de um projeto integrado de casas e shoppings, que custará US$ 1,8 bilhão, e da cidade de serviços médicos, composta por clínicas, farmácias e hospitais, avaliada em 1,1 bilhão.

O secretário-geral da Câmara Árabe afirmou que é muito importante que os empresários conheçam o mercado indo ao país, pois os Árabes gostam de negociar "cara a cara". "É importante participar de missões comerciais e feiras para sentir as necessidades e a partir daí estabelecer um contato permanente com os negociadores árabes", afirmou. Alaby também ressaltou as diferenças culturais. Nos países árabes, a paciência é uma virtude para firmar novas parcerias comerciais. Eles não gostam de ser pressionados para fechar negócios e precisam ter um bom relacionamento, confiança e amizade com o empresário, por isso a importância de ir pessoalmente ao país. Outro aspecto é o poder de barganha dos árabes. Os empresários brasileiros precisam convencê-los de que os produtos que estão negociando são bons, tem boa aceitação no mercado internacional e atendem às necessidades daquele mercado, disse.

A missão brasileira aos Emirados Árabes participará da Big 5, a maior feira do ramo da construção civil do Oriente Médio, realizada anualmente em Dubai. A edição de 2008 da feira teve 2,5 mil expositores de 53 países. O grupo também participará de encontros de negócios e realizará visitas técnicas a empresas e obras.

. [ Esta é a quarta missão da FIESC ao país. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4662 ou no site www.fiescnet.com.br/cin/golfoarabico] .

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