Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2009 - 10:18

Laboratório Teuto cresce mais de 40% com implantação do sistema enxuto (Toyota) de produção

Colaboradores de diversas áreas da empresa passam por treinamento para compreender e implantar o sistema Lean ou Toyota de produção.

O mercado de produção de medicamentos apresentou no último ano um crescimento de 20%, o que representa US$ 15,5 bilhões em vendas, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Laboratório Teuto, esse crescimento de produção foi praticamente duas vezes maior (42,18%). Isso porque a empresa optou por implantar o sistema enxuto de produção, também conhecido como Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção.

As atividades na empresa começaram a ser intensificadas há quatro meses quando o consultor Roberto Aguiar, da Borgatti e Balian Consultoria, iniciou um treinamento com os colaboradores da indústria. O objetivo deste trabalho, além de apresentar o modelo de produção, é também fazer com que o funcionário compreenda o funcionamento da empresa de maneira global, em que todos os setores contribuem para um resultado satisfatório no final da cadeia produtiva.

"Os retornos são muito positivos porque os colaboradores começam a descobrir coisas novas no processo de produção”, comenta Roberto. O treinamento é realizado em 36 módulos com quatro horas de aulas por mês (2 módulos por mês), e apesar de ainda estar no início – a turma mais avançada está no modulo 8 – os resultados são visíveis.

O maior ganho já detectado pelo modelo de produção enxuto no Teuto foi no tempo de acerto das máquinas, com uma redução de 68,7% no tempo total gasto para reparos. Além disso, os estoques tiveram um avanço considerável, com uma redução de 65% nos estoques em processo durante a produção. "Eles começam a entender que é a demanda do mercado que vai determinar o quanto a indústria irá produzir”, enumera Roberto.

A iniciativa já chama a atenção de indústrias multinacionais. "Algumas multinacionais já demonstraram interesse em utilizar nosso parque industrial”, comenta o gerente de trade marketing do Teuto, Ítalo Melo. Entre os dados que chamam a atenção está o aumento em 36,36% na produtividade da empresa. Mas o maior resultado será sentido entre os colaboradores da empresa. "O Teuto investe em capacitação para poder cobrar resultados dos nossos colaboradores’, encerra.

LEAN - O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a 2ª Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia adotar o modelo da Produção em massa.

A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

No Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com cinco veículos cada, com cores e modelos variados.

Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira