Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2009 - 10:20

Eurofarma destaca-se com o 1º lugar em responsabilidade social entre as empresas do setor farmacêutico

São Paulo – A edição 2009 do anuário As Melhores da Dinheiro, que chegou às bancas no último sábado, classificou a Eurofarma como a melhor empresa do setor farmacêutico, higiene e limpeza em gestão de responsabilidade social. A companhia também conquistou a segunda posição no ranking de melhor do segmento, ficando atrás apenas da Natura, o que mostra que entre os laboratórios farmacêuticos, a empresa foi considerada a melhor.

Realizado pela revista IstoÉ Dinheiro, publicação semanal de economia e negócios da Editora Três, com assessoria da Trevisan e informações financeiras da Economática, o ranking avaliou mais de 500 empresas dividindo-as em 25 setores. Além da RSC e Meio Ambiente, a Eurofarma também obteve destaque na gestão Financeira e Governança Corporativa, ficando em terceiro lugar no setor, e em Recursos Humanos, com a quinta posição.

Um conjunto de ações de responsabilidade social e meio ambiente colocou a empresa à frente de todo setor farmacêutico. Por meio do Instituto Eurofarma, a empresa promove ações voltadas para a educação de crianças e jovens de comunidades de baixa renda do entorno de suas unidades fabris e filhos de colaboradores. A empresa mantém projetos próprios, como o Inclusão Digital – que visa facilitar o acesso à informação e contribuir para o preparo dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho e o Centro Eurofarma de Enfermagem – formação profissionalizante em Técnico em Enfermagem, realizados em parceria com o SENAC São Paulo; o programa Educar para Reciclar – que promove a educação ambiental de alunos de 21 escolas públicas do município de Itapevi, sensibiliza as famílias e comunidades da região sobre a importância da coleta seletiva – enquanto o Matéria Prima - programa de educação complementar para alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Itapevi, oferece oficinas de rádio, artes plásticas, contação de histórias e meio ambiente. A empresa também apóia projetos de terceiros, como o Mc Dia Feliz, e instituições de assistência à criança e ao adolescente: Fundação Abrinq e Centro Comunitário Jardim Autódromo

Na área de gestão ambiental, a Eurofarma trabalha com o foco na prevenção à poluição e conservação dos recursos naturais, atua em conformidade com as leis e as normas ambientais aplicáveis e desenvolve a consciência ambiental entre seus colaboradores, fornecedores e a comunidade, atuações consolidadas por meio da certificação ISO 14001. Ao longo de 2008, a Eurofarma publicou seu 1º inventário de emissões de gases de efeito estufa com foco nos veículos automotivos utilizados pelos executivos e pela força de vendas, que, neste caso, conta com aproximadamente 2.000 veículos em todo o território nacional. O objetivo da empresa está centrado na redução das emissões por meio da instituição de uma política corporativa sobre o uso de combustíveis e priorização do uso de automóveis flex. Outro projeto de destaque contempla a informatização no gerenciamento de resíduos industriais, desde a sua geração até a destinação final, com o desenvolvimento interno de um sistema no SAP (ERP da organização), além do estudo de passivos ambientais, monitoramento da utilização dos recursos naturais e metas de redução.

Complementando os destaques da empresa na publicação da Dinheiro, estão as práticas de boa governança corporativa adotadas pela Eurofarma e alinhadas com os princípios do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que visam manter a transparência nas relações da empresa com seus públicos. Entre as ações estão a elaboração do Código de Conduta e Ética, cuja primeira versão foi publicada em 2007, que expressa os valores, a missão e os objetivos da Eurofarma e resume atitudes e comportamentos cotidianos que a empresa espera dos colaboradores no tratamento com colegas, equipe, fornecedores, clientes, comunidade e sociedade. Mesmo sendo de capital fechado, há 4 anos o laboratório publica seu Relatório Anual e, em 2009, passou a adotar as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), padrão internacional para apresentação dos resultados financeiros, sociais e ambientais. A companhia tem seu balanço contábil auditado por consultoria independente e utiliza diferentes auditorias de mercado, IMS Health, Close-Up Internacional e Grupemef, para mensurar resultados de venda e receituário, estabelecer metas e acompanhar a evolução do mercado.

“É com grande alegria e entusiasmo que recebemos este reconhecimento. Temos trilhado o caminho da sustentabilidade e a cada ano avançamos nas nossas práticas. A gestão ambiental e a responsabilidade social corporativa são áreas estratégicas da organização e os nossos projetos são motivo de muito orgulho. O prêmio nos estimula para seguirmos em frente com o compromisso de crescermos com responsabilidade e de contribuirmos para uma sociedade mais justa”, afirma Maria Del Pilar Muñoz, diretora de assuntos institucionais da Eurofarma.

O Prêmio - “As Melhores da Dinheiro” é o mais abrangente ranking empresarial do País. Todos os anos, o Comitê Editorial da revista ISTOÉ Dinheiro analisa mais de 500 empresas com faturamento mínimo de R$ 50 milhões, a partir de informações fornecidas pelas próprias organizações. Divididas em setores econômicos, as empresas são classificadas com base em critérios de Gestão e a aferição de desempenho em cada um dos critérios estabelecidos é feita a partir de diferentes indicadores, calculados com base nas informações prestadas pelas empresas. Cada indicador merece um peso específico e a empresa que somar o maior número de pontos é considerada a de melhor desempenho em seu setor de atividade. A posição relativa de cada empresa em todos os indicadores é convertida em pontos e as melhores empresas em cada um dos critérios são escolhidas pelo comitê editorial entre as vencedoras de cada setor.

Eurofarma - Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescrição Médica (Farma), Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A Eurofarma produz uma média de 155 milhões de unidades (caixas) por ano e possui 5 plantas em operação. A empresa, que iniciou suas atividades com a fabricação de medicamentos para terceiros, anos mais tarde passou a atuar no mercado fabricando e comercializando medicamentos próprios, destinados à saúde humana e animal. Atualmente, a Eurofarma conta com a maior equipe de propaganda médica do Brasil, são mais de 2.000 integrantes que realizam 450.000 contatos médicos por mês. Em 2008, pelo 5º ano consecutivo, a empresa esteve entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você SA e, pelo terceiro ano obteve a maior pontuação em seu setor, sendo reconhecida como a Melhor Indústria Farmacêutica do País. Entre as metas da empresa, destaca-se a cobertura de 90% do mercado latino-americano até 2015 para garantir forte presença regional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplica em algumas vezes sua capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. [www.eurofarma.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira