Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2009 - 10:26

Mercado de compras corporativas cresce e ganha destaque na Paperbrasil Escolar

Estima-se que, no ano passado, o investimento em materiais de escritório das 500 maiores empresas brasileiras tenha alcançado a casa dos R$ 70 bilhões. Maior evento latino-americano do segmento dedica atenção especial a esta linha de produtos e seus compradores.

Nos útlimos anos, vem se consolidando o conceito de que tão importante quanto a área de Vendas de uma empresa, é sua área de Compras. Uma negociação favorável para aquisição de bens, serviços, equipamentos e insumos tem reflexo direto no resultado financeiro das corporações.

Pesquisa dirigida pela CAPS Research junto às 100 maiores empresas globais, em junho deste ano, concluiu que a área de Compras gerencia, em média, o equivalente a 45% do seu faturamento. Segundo cálculos da presidente do Ibecorp – Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas, Martha Verçosa, a categoria de “compras gerais ou administrativas” representa em torno 20% do faturamento e os suprimentos para escritório (linha office), 8%.

“Considerando que o PIB das 500 maiores empresas brasileiras em 2008 foi de R$ 890 bilhões, é possível estimar que a área de Compras gerenciou pelo menos R$ 400 bilhões no ano passado, sendo mais de R$ 70 bilhões destinados aos materiais de escritório”. O Ibecorp estima que haja cerca de 60 mil compradores profissionais no Brasil atualmente.

Atenta à crescente valorização deste segmento de mercado, a organização da PaperBrasil Escolar, maior evento latino-americano para os setores de produtos, serviços e tecnologia para escritórios, papelarias e escolas, promoveu ações diferenciadas para essa edição da feira – que acontece de 1 a 4 de setembro – com o objetivo de aumentar a ênfase na linha office dentro do mix e assim, atrair os compradores corporativos e públicos – também chamados compradores profissionais – para fazer negócios com seus expositores.

Abdala Jamil Abdala, presidente da FRANCAL, empresa promotora da PaperBrasil Escolar, conta que a feira ampliou seu foco de atuação de forma a atingir esse novo nicho de mercado. “Uma vantagem das compras corporativas é que elas não obedecem a sazonalidade dos materiais escolares, por exemplo”, ilustra. “Com isso, os negócios fechados pelas empresas expositoras da feira podem se refletir durante todo o ano”.

O Ibecorp está atuando como parceiro da FRANCAL no novo posicionamento estratégico da PaperBrasil Escolar e vai coordenar dois debates, dentro da programação do 6o Simpósio PaperBrasil Escolar, sobre o novo papel de Compras como área estratégica das empresas e também sobre o sistema de compras públicas.

Distribuição -O novo perfil da feira atraiu também importantes fornecedores que atuam no mercado corporativos. É o caso da Inforshop, um dos maiores distribuidores corporativos de suprimentos de escritório do País e o único especializado neste segmento a participar da PaperBrasil Escolar deste ano.

Thiago Britto, controller da Inforshop, conta que a modalidade de vendas por meio de contratos de fornecimento com as empresas é a que mais vem crescendo em importância dentro do seu mix, o que comprova a profissionalização por que as áreas de Compras vêm passando. “É uma relação comercial de médio e longo prazos que traz mais segurança tanto para o fornecedor quanto para o cliente”.

O controller explica que estes contratos garantem não só preços mais favoráveis como também uma série de serviços agregados, que vão desde o atendimento personalizado até a adminstração de estoque, armazenagem e entrega, reduzindo os custos dos clientes com estas operações.

“Apesar de ser uma tendência que vem se firmando nos útlimos dez anos, ainda há poucas empresas atuando neste segmento com o nível de satisfação exigido pelo mercado”, garante.

A Inforshop projeta crescimento no faturamento deste ano na comparação com 2008, mesmo com um primeiro semestre influenciado por turbulências econônicas. A empresa, inclusive, vai inaugurar um novo centro de distribuição com 17 mil m² na cidade de Itu, interior de São Paulo, até o final de setembro. O anúncio ao mercado será feito durante a PaperBrasil Escolar.

PaperBrasil Escolar - A feira, considerada a maior no seu segmento em toda a Amércia Latina e uma das três maiores do mundo, é responsável pelos principais lançamentos do ano para os setores de material de escritório, escolar e papelaria. Além disso, proporciona ao mercado uma ampla diversidade de produtos, apresentados em primeira mão pelas empresas expositoras, reunidas nos 82 mil m² do Pavilhão de Exposição do Anhembi - maior complexo para realização de eventos de negócios da América Latina.

São esperados cerca de 50 mil profissionais do setor - a maioria compradores nacionais, internacionais, corporativos e responsáveis pelas compras públicas - o que reforça o caráter da PaperBrasil Escolar como alavanca para os negócios do setor.

Paperbrasil Escolar 2009: 23ª Feira Internacional de Produtos, Serviços & Tecnologia para Escritórios, Papelarias e Escolas, de 1 a 4 de setembro, das 13h às 21h , no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Promoção e Organização: Francal. Patrocínio: Abigraf-SP | Apoio: Ibecorp - Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas | BRASIL ESCOLAR – Rede Nacional de Papelarias | SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região. Informações: (11) 2226-3100 | www.escolapaperbrasil.com.br. Feira de negócios, não aberta ao público. entrada gratuita, restrita a profissionais do setor e da área de educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira