Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2009 - 10:33

Série Guitarríssimo retorna no segundo semestre com o violão de Marcelo de la Puebla


Músico dedica parte do programa ao compositor e diretor chileno Victor Jara.

O violonista chileno Marcelo de la Puebla é a atração de abertura da temporada deste segundo semestre da Série Guitarríssimo, promovida pelo Instituto Cervantes em várias salas do Rio. De la Puebla faz apresentação única, no próximo dia 26 de agosto, às 19:30h, na Sala Baden Powell, em Copacabana.

Para este concerto, ele preparou um recital baseado em peças de compositores de diferentes países. O programa é dividido em duas partes: a primeira, chamada de Puentes, traz compositores como o espanhol Joaquin Rodrigo, o marroquino Mustafá Aicha Rahmani e o chileno Gustavo Becerra. A segunda é dedicada a Victor Jara, compositor e diretor de teatro também chileno, assassinado em Santiago nos primeiros dias de repressão que se seguiram ao golpe de estado do general Augusto Pinochet.

A Série Guitarríssimo - responsável por trazer ao Brasil grandes nomes da música clássica contemporânea - já se tornou cativa na programação erudita do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras. No primeiro semestre, a série apresentou nomes como Juan Falú (Argentina), Dani de Moron e Feliu Gasull (Espanha). Para setembro, o Instituto Cervantes prepara a apresentação do brasileiro radicado na Espanha Flávio Rodrigues com seu violão flamenco.

Marcelo de la Puebla - O berço musical, herdado do pai chileno e também violonista e da mãe dinamarquesa e pianista, fez com que Marcelo de la Puebla se encantasse pela música ainda criança, quando, inspirado por duas culturas tão distintas, começou a dar seus primeiros passos no violão. Na juventude e paralelamente ao Conservatório da Universidade do Chile, Marcelo de la Puebla se interessou pela variedade étnica da América do Sul e percorreu o continente descobrindo influências para sua música. Enquanto viajava, ele absorvia culturas e fez disso sua nova inspiração para tocar e compor. Sua música reflete os lugares e suas viagens, seja na América do Sul, na Europa ou em sua passagem pelo Marrocos.

Ainda recentemente, foi o primeiro violonista a gravar a obra completa do compositor espanhol Vicente Ascenio, e, em uma de suas viagens pelo mundo, executou em Havana o ‘Concerto-Cantata para Perugia de Leo Brower’, ao lado da Orquestra Nacional de Cuba sob regência do próprio compositor. É essa diversidade – do Chile à Dinamarca, da França a Cuba, da Espanha ao Marrocos - que o violonista pretende trazer com sua música ao público brasileiro.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta Marcelo De La Puebla, dia 26 de agosto de 2009, às 19h30 (quarta-feira). Apresentação única!|Sala Baden Powell - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360, Rio de Janeiro (RJ). Entrada: R$ 6,00 (inteira), telefone (21) 2548-0421| Capacidade: 500 lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira