Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2009 - 10:42

Holcim leva tecnologia e inovação para a Concrete Show

Com o maior portfólio de produtos em cimento, empresa investe em tecnologia de ponta para oferecer concretos para aplicações especiais.

A Holcim – uma das líderes mundiais na produção de cimento, concreto e agregados – é hoje referência na fabricação de cimentos especiais. Na Concrete Show 2009, a empresa mostrará os produtos exclusivos que fazem parte de seu portfólio. Entre os principais estão os cimentos Duracem, Silimax e Microcimento. O estande da Holcim está localizado entre as ruas L e J, estande 466. O evento será realizado entre 26 e 28 de agosto, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

Um cimento que apresente qualidade, durabilidade e consistência diferenciadas necessita tecnologia de ponta em seu preparo: desde a clinquerização, a moagem até ao uso de misturadores de alta eficiência. Há alguns sistemas construtivos que – devido ao tipo de exposição, dimensão ou tempo necessário para a finalização da obra – necessitam a utilização de concretos mais duráveis e com secagem mais rápida. Os concretos especiais dependem de uma estratégia de combinação de cimentos e de matérias-primas selecionadas, de alto poder de reatividade, indicada para aplicações especiais, gerando concretos de alto desempenho, concretos projetados, etc.

Grandes obras, como a Barragem de Irapé, em Minas Gerais; ou pavimentos rígidos, como o utilizado no Wall-Mart, da Barra da Tijuca; ou mesmo o concreto armado do novo Centro Administrativo de Minas Gerais demandam a utilização do cimento Duracem. Esse cimento, por exemplo, foi desenvolvido para superar os grandes desafios da engenharia moderna, que exigem características de alta performance na produção de concretos de elevada durabilidade e resistência mecânica. Outras obras também utilizaram a tecnologia Duracem: o Complexo Portuário de Porto Açu; o estádio Pan-Americano (Engenhão); e a construção da Companhia Siderúrgica de Tubarão, no Espírito Santo.

Já o cimento Silimax possibilita menor retração do concreto com controle de abrasão, calor de hidratação e das reações de álcali-agregado. Foi desenvolvido especialmente para aplicações em ambientes extremamente agressivos, sujeitos a alterações químicas ou de elevada acidez, como ambiente marinho, túneis e obras enterradas, locais sujeitos a reação a álcali-agregado, canais de condução de rejeitos industriais; barragens e hidrelétricas, etc. Exemplos de sua aplicação: pavimento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro; na ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica; e no Rodoanel em São Paulo. Este tipo de concreto também é próprio para a construção de estações de tratamento de esgotos e barragens.

Outro destaque para a Concrete Show será o Sistema Microinjet, processo exclusivo da Holcim, utilizado em tratamento de superfícies de concreto, patologias em estruturas em geral, possibilitando acabamento de forma rápida e eficiente utilizando os microcimentos Holcim. O produto é utilizado em obras: como injeção em base de pavimento de concreto, no reparo em estruturas de Hidrelétricas, na restauração de Pavimentos Industriais com aplicação de Microcapa e Micropintura e na aplicação de Nanogrout na Indústria Siderúrgica (nas bases de equipamentos).

Produtos ecoeficientes e solução ambiental - A Holcim busca uma atuação sustentável de todo o processo de fabricação do cimento, principalmente pelo impacto gerado tanto sob o ponto de vista de extração de recursos naturais não-renováveis, como pela utilização de fornos de altas temperaturas (em torno de 1.500ºC), que necessitam consumo de combustíveis.

Para reduzir as emissões, a Holcim Brasil substitui, parcialmente, os combustíveis tradicionais (coque de petróleo e carvão mineral) por fontes alternativas de energia, como resíduos industriais e biomassa. Cada acréscimo de 1% de combustíveis alternativos na matriz térmica equivale à redução de aproximadamente 2 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido.

A outra solução adotada como estratégia de redução das emissões é a adição de escória de alto forno – componente mineral proveniente de resíduos da indústria siderúrgica – como um dos insumos utilizados na etapa final da fabricação. O acréscimo de 1% de escória de alto forno na composição de cimento equivale à redução de aproximadamente 8 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido. Essas medidas respeitam limites técnicos e não alteram as características do produto.

A escória de alto forno já representa cerca de 30% dos insumos utilizados na composição de produtos Holcim como o cimento Ultra Forte (CPIII 40) e o ligante para solos Pavifort. Ambos têm grande quantidade de escória de alto forno em sua composição e são considerados produtos ecoeficientes.

Atualmente, o coprocessamento realizado pela Resotec – empresa ambiental do Grupo Holcim – é a principal alternativa aos combustíveis fósseis. O coprocessamento é uma solução para as indústrias eliminarem definitivamente os resíduos de seus processos fabris. Ao mesmo tempo, contribui para a redução do uso de recursos naturais não-renováveis. A segurança é absoluta, não gera efluentes líquidos ou sólidos durante o processo.

Portfólio completo - A Holcim apresenta na Concrete Show a mais variada linha de cimentos especiais do mercado. Desenvolvidos com alta tecnologia, eles atendem aplicações específicas de engenharia.

Ultra Rápido – ARI – A Holcim foi precursora da linha de cimentos ARI (Alta Resistência Inicial) no Brasil, cuja principal característica é a alta resistência inicial e final. O cimento pode ser considerado uma evolução tecnológica do cimento Portland tradicional. Na sua composição são empregadas matérias-primas de alta qualidade e modernos equipamentos de controle e de produção industrial.

Na linha dos cimentos ARI, a Holcim oferece três tipos: o CP V ARI PLUS, CP V ARI RS e o CP V ARI FÁCIL. Enquanto o primeiro é mais usado nas indústrias de pré-moldados e concretos de alta resistência inicial e final, o segundo é aplicado a meios agressivos. Já o último é ideal para uso na indústria de artefatos de cimento, onde se levam em conta as dosagens em volume. Sua embalagem de 40 kg é especialmente desenhada para a obtenção da máxima produtividade com uma boa relação de custo-benefício para o usuário final.

Duracem - A linha Duracem foi desenvolvida para superar os grandes desafios da engenharia moderna, que exigem características de alta performance na produção de concretos de elevada durabilidade e resistência mecânica. Atualmente, o cimento Duracem é o de maior resistência mecânica aos 28 dias de cura do mercado brasileiro. Como características especiais do produto se destacam o inédito processo de utilização da composição ternária (mistura de três produtos de alta reatividade) já incorporadas em sua formulação e elevada homogeneidade de produção.

As aplicações recomendadas para o Duracem são basicamente os concretos de alto desempenho e de elevada durabilidade. Destacam-se também pisos industriais, concretos submetidos a meios agressivos ou mesmo concretos de baixa permeabilidade e argamassas e/ou grautes especiais (argamassas de alto desempenho para recuperação estrutural). Estão disponíveis em embalagens de 50 kg ou a granel.

Silimax - O Silimax tem em sua composição um clínquer especial que possibilita menor retração do concreto com controle de abrasão, calor de hidratação e das reações de álcali-agregado. Foi desenvolvido especialmente para aplicações em ambientes extremamente agressivos, sujeitos a alterações químicas ou de elevada acidez, como ambiente marinho, túneis e obras enterradas, locais sujeitos a reação a álcali-agregado, canais de condução de rejeitos industriais; barragens e hidrelétricas, entre outros. Ainda pode ser utilizado também como otimizador de performance ou adição em concretos convencionais. O cimento Silimax pode ser encontrado em embalagens de 50 kg e a granel.

Classe G - A Holcim é a única cimenteira no Brasil que produz o Cimento Classe G, desenvolvido para aplicação em poços de petróleo, principalmente nas plataformas marítimas da costa brasileira. O produto é fabricado com um clínquer especial de alta resistência a sulfatos e com componentes que permitem obter um rigoroso controle reológico (controle das propriedades de se manter aplicável durante o processo de execução do poço) das caldas de cimento (cimento preparado para utilização). O material é então injetado nos poços em mar aberto, de grande profundidade e com altas variações de temperatura e pressão.

Microcimentos - Os microcimentos da Holcim são compostos por materiais feitos à base de clínquer finamente micropulverizado, com baixo diâmetro médio de partículas e distribuição granulométrica uniforme. São indicados para injeções ou reparo em superficie de pavimento de concreto encontrados em obras, sejam elas recentes ou desgastadas pela agressividade do meio. Com granulometria inferior a 30 e 20 mícrons (1 mícron equivale à milésima parte do milímetro), os microcimentos necessitam de um sistema especial de aplicação, o Sistema Microinjet – fornecido pela Holcim e por empresas credenciadas distribuídas no Brasil.

Pavifort - Um produto de alta tecnologia, de fácil aplicação e ambientalmente correto. Essa foi a receita que a Holcim usou para desenvolver o Pavifort – ligante para reforço de solos que substitui a tradicional camada de brita utilizada entre o solo e o asfalto na pavimentação de estradas e ruas. A experiência e a tecnologia da Holcim internacional foram as bases do Pavifort, que é o primeiro aglutinante para solos fabricado no país. Ele tem grandes vantagens tecnológicas e ambientais e seu desempenho permite agilizar a execução de trabalhos relacionados à pavimentação em qualquer situação. O produto tem ampla utilização em países europeus há mais de uma década. Composto à base de silicatos e aluminatos, o Pavifort está disponível em sacos de 50 kg, pallets de 1,5 tonelada e a granel rodoviário, na marca Holcim.

Perfil da Holcim Brasil - A Holcim Brasil S.A. faz parte do grupo suíço Holcim Ltd., um dos líderes mundiais no setor, com operações em mais de 70 países. Com um faturamento bruto de cerca de R$ 1,4 bilhão em 2008 e 2 mil colaboradores, a Holcim Brasil é a quarta maior fabricante de cimento do país. Seu parque industrial é composto por três fábricas e duas moagens, 40 centrais de concreto e três unidades extratoras de agregados. Em 2008 produziu 4 milhões de toneladas de cimento; mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de concreto e 2,75 milhões de toneladas de agregados. A Holcim Brasil foi a primeira cimenteira do País a obter a certificação ISO 9001. Seus investimentos em meio ambiente, também lhe garantiram o status de pioneira no setor ao obter a ISO 14001. No No Brasil, fundou o Instituto Holcim, responsável pela promoção de projetos de responsabilidade socioambiental. O Grupo Holcim mantém a Holcim Foundation, entidade que atua globalmente na promoção da construção sustentável. O Grupo foi reconhecido pelo quarto ano consecutivo, como Líder da Indústria pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira