Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 10:24

Projetos do Viva Rio são selecionados para a 1ª Conseg e Prêmio Polícia Cidadã

Três projetos do Viva Rio foram selecionados entre mais 220 propostas de todo o país para serem apresentados na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) como iniciativas inovadoras e promissoras de repressão qualificada da criminalidade, prevenção social da violência e promoção da cultura de paz com cidadania. Um deles, o Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã (CAPPC), acaba de conquistar também o Prêmio Polícia Cidadã, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).

Dentre as 41 iniciativas selecionadas para a Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania, da 1ª Conseg, cinco são cariocas e, entre elas, três são projetos do Viva Rio: o CAPPC, a Rede Brasileira de Policiais e Sociedade Civil e o Plano Municipal de Prevenção à Violência de Barra Mansa. Além delas, outra é uma organização que teve início como um projeto do Viva Rio, cresceu e conquistou autonomia e abrangência internacional: o Luta pela Paz. A Feira acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto em Brasília e tem como objetivo principal divulgar concepções e metodologias de ação capazes de promover a cultura de paz no Brasil, com enfoque na cidadania.

O CAPPC também foi uma das oito ações contempladas com o Prêmio Polícia Cidadã Rio de Janeiro 2008/2009. Concedido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes, o prêmio busca identificar, premiar e difundir boas práticas policiais que colaboram para a redução da violência. Nesta primeira edição do Prêmio Polícia Cidadã, 183 projetos foram inscritos, oito selecionados e mais três ações receberam menção honrosa. Com este prêmio, o CESeC busca contribuir para reduzir a distância entre a polícia e a sociedade civil e criar uma tradição de relações mais criativas e generosas entre a sociedade civil e os órgãos de Segurança Pública. [ A entrega dos prêmios acontecerá no Teatro Carlos Gomes, no dia 14 de setembro, às 20h].

Os projetos: Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã (CAPPC) - Fruto da parceria firmada entre o Viva Rio e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 2002, o Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã (CAPPC) já formou aproximadamente 11 mil policiais e espera formar mais 16 mil em 2009. Ele consiste na capacitação continuada de policiais militares com o objetivo de combater a criminalidade através da humanização e da elevação da qualidade do serviço policial. A prevenção do crime e da violência e a valorização do papel comunitário da atividade policial e do profissional de polícia são algumas das principais diretrizes do CAPPC. A capacitação dos policiais militares é feita pelos próprios policiais, formados como multiplicadores, e as aulas do curso são baseadas em estudos de casos retirados do cotidiano dos policiais militares.

Rede Brasileira de Policiais e Sociedade Civil - A Rede Brasileira de Policiais e Sociedade Civil tem como objetivo intensificar o debate sobre o desenvolvimento institucional da polícia em âmbito nacional, estimulando a reflexão e a aproximação de atores locais com experiências inovadoras. Ao promover atividades que permitem o intercâmbio de conhecimento e experiências – como seminários, workshops, fóruns, chats, visitas técnicas, conferências, publicações etc –, a Rede tem contribuído para sistematizar saberes e práticas policiais pouco visíveis, difundir conhecimentos e pensar novas políticas no campo da Segurança Pública.

Plano Municipal de Prevenção à Violência de Barra Mansa - Desde 2003, o Viva Rio tem auxiliado prefeituras do estado do Rio de Janeiro na construção de Planos Municipais de Ordem Pública e Prevenção da Violência. Elaborados através de diagnósticos que retratam a realidade local, os Planos Municipais buscam implementar a ordem pública a partir de ações voltadas para a Segurança Pública e o desenvolvimento urbano. No município de Barra Mansa, a elaboração do plano foi realizada em 2004 e a implementação, entre 2006 e 2008. Sua perspectiva preventiva, integrada e participativa permite incorporar e articular, além das ações das polícias, um amplo leque de áreas de atuação, tais como: o desenvolvimento social sustentável, a regularização da ocupação e do uso do solo urbano, a redução dos riscos ambientais, a urbanização de setores residenciais precários, as intervenções urbanísticas em áreas degradadas, a melhor distribuição dos equipamentos coletivos, a oferta igualitária de serviços básicos e de infraestrutura social, cultural e lazer, o desenvolvimento de instrumentos efetivos de participação e controle social.

Luta pela Paz - Fundado em 2000 pelo ex-lutador amador de boxe Luke Dowdney, o Luta pela Paz era um projeto do Viva Rio com o objetivo de romper barreiras sociais, prevenindo e superando a violência através do acesso ao esporte, à educação e à promoção da liderança juvenil. Inicialmente sediado no Complexo da Maré, em 2007 o Luta pela Paz passou a atuar em escala internacional, com a fundação de uma organização não-governamental sem fins lucrativos no Brasil (Associação Luta pela Paz) e de uma instituição sem fins lucrativos no Reino Unido (Fight for Peace). [ www.vivario.org.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira