Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 10:42

Lipoescultura é opção para remodelar e esculpir o corpo


Quando se pensa em remodelar o corpo por meio da realização de uma cirurgia plástica, uma alternativa interessante é a lipoescultura. O resultado final desse procedimento não é percebido diretamente na balança, mas sim na silhueta corporal, porque esta cirurgia permite corrigir e moldar determinadas áreas do corpo, em busca de mais harmonia.

“O objetivo da lipoescultura é proporcionar redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, como a barriga e, ao mesmo tempo, conferir melhor contorno em outras regiões, corrigindo imperfeições, inclusive na face e glúteos”, explica Dr. Alan Landecker, Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e autor do livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente. Nesse bate-papo, o especialista responde várias dúvidas sobre esse tipo de procedimento.

1- O que é lipoescultura? Como essa técnica tem evoluído? . É definida quando se injeta gordura do próprio paciente, retirada por meio da lipoaspiração, visando modificar o contorno de uma outra determinada região do corpo. Hoje, a novidade está no processamento dessa gordura antes dela ser injetada.

Existem profissionais que retiram e injetam a gordura direto na região receptora, sem um tratamento dessa matéria-prima natural. Temos outros cirurgiões que lavam essa gordura com soro fisiológico, com a finalidade de decantá-la antes de injetar. Num processo maior de depuração, pode-se também centrifugar essa gordura. Neste caso, o objetivo é o de remover ainda mais fragmentos, como sangue e soro, que foi utilizado na lavagem e injetá-la sem estes elementos. O objetivo desses procedimentos é o de injetar gordura pura, um cuidado cirúrgico que contribui para oferecer melhores resultados para o paciente.

2- Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? . A lipoaspiração tem como objetivo remover os depósitos de gordura que tendem a se acumular na região dos quadris, culotes, coxas, abdome, costas, joelhos e pescoço. Enquanto que a lipoescultura vai além: consiste na retirada de gordura de uma região, injetando-a em outra para remodelar o corpo, preenchendo áreas deprimidas ou com pouca projeção.

3- Para quem é indicada a lipoescultura? . Ela é recomendada para pessoas que apresentam excesso de gordura localizada e que desejam modificar alguma parte do corpo, por exemplo: aumentar a região dos glúteos, esculpir áreas da face, como malar e lábios, corrigir depressões. É uma forma de esculpir o corpo, otimizando seu contorno, tornando-o mais atraente. Ela só é indicada quando a gordura localizada não diminui satisfatoriamente com dietas e exercícios físicos.

4- Quantos centímetros ou quilos são eliminados com a lipoescultura? . Eliminar peso não é o objetivo principal da lipoescultura, porque a mesma quantidade de gordura que foi retirada será injetada em outra parte do corpo. Em alguns casos, o peso da pessoa pode permanecer o mesmo. O que muda é o contorno corporal.

5- A lipoescultura deixa alguma cicatriz visível? . As cicatrizes são as mesmas da lipoaspiração, praticamente imperceptíveis.

6- Esta cirurgia corrige o excesso de gordura sobre a região do estômago, por exemplo? . Independente da região a receber o procedimento, quando o cirurgião vai retirar a gordura, ele não pode deixar o corpo em desarmonia, muito menos permitir uma deformidade na área doadora de gordura.

7- Com a lipoescultura é possível tirar gordura de uma região e injetá-la em outra. Existe alguma área na qual a gordura não pode ser injetada?

Existe uma recomendação para não injetar gordura nas mamas, pois é uma região que já possui nódulos gordurosos, o que pode confundir os resultados numa mamografia. A gordura injetada, com o passar do tempo, pode dar origem a calcificações, dando aspecto de câncer de mama.

8- Há algum risco de rejeição? Se a gordura for reabsorvida pelo organismo, será preciso refazer a plástica? . Como a gordura é do próprio corpo do paciente, não existe risco de rejeição. Entretanto, 30 a 50% do que foi injetado é reabsorvido pelo organismo. Como uma parte da gordura será reabsorvida, o cirurgião plástico deve injetar um pouco mais de gordura do que é necessário, para compensar esse processo esperado de reabsorção.

9- O pós-operatório da lipoescultura é muito dolorido? Os cuidados pós-operatórios são os mesmos de uma lipoaspiração? . O pós-operatório é muito parecido com o da lipoaspiração, por isso o paciente deve seguir os mesmos cuidados para otimizar os resultados. A atenção maior está em não massagear muito a região que recebeu a aplicação de gordura, justamente para não intensificar a reabsorção. Este prazo deve ser de um a dois meses.

10- Os resultados aparecem quanto tempo após a cirurgia? . O efeito do contorno corporal aparece em seis meses, porque a quantidade de gordura que sobra é o resultado final.

11- Qual o percentual de homens e mulheres que procuram por esta cirurgia? . 95% dos pacientes que se submetem à lipoescultura são mulheres.

12- Quais os benefícios emocionais que a lipoescultura proporciona para o paciente? . O primeiro aspecto que se observa é o aumento da auto-estima, pela harmonia adquirida na região desejada.

13- Se a paciente não ficou plenamente satisfeita com o resultado, após quanto tempo ela pode se submeter a outra lipoescultura? . Num caso como este, o recomendado é aguardar de seis meses a um ano, após a primeira lipoescultura. Após este período não tem mais inchaço e se tem certeza de que a quantidade injetada foi reabsorvida pelo organismo.

Perfil -Formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, Dr. Alan Landecker iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.

Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou-se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, sendo atualmente instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente.

Outros procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker: Face – Mamas – Implantes Mamários - Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora - Procedimentos faciais estéticos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira