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20/08/2009 - 11:00

Standard e ALL Investem em Terminal no Rio Grande do Sul

Com investimento de R$ 1 milhão, Terminal em Cruz Alta possibilitará escoamento de contêineres reefer e dry pela ferrovia até o Porto de Rio Grande.

Maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL fechou parceria com a Standard Logística, única provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas presente nos três Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para operar o Terminal Intermodal em Cruz Alta (RS).

Com uma movimentação inicial de 300 contêineres/mês, chegando a 700 ctners até dezembro, o Terminal receberá investimento de R$ 1 milhão em infraestrutura logística. A operação deve iniciar em setembro, após conclusão de obras de adequação do terreno, instalação das tomadas para contêineres reefer e compra de equipamentos para movimentação. "A movimentação de contêineres é um dos focos da ALL para o ano. Investiremos cerca de R$ 55 milhões com parceiros, e prevemos crescer 100% neste volume. Em julho, começamos a operar com a Standard, o Terminal de Alto Taquari, e estão previstos para os próximos meses terminais em Ponta Grossa e Telêmaco Borba, no Paraná", afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.

Os produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão embarcar as cargas pela ferrovia, saindo de Cruz Alta diretamente ao Porto de Rio Grande, pelo corredor ferroviário de 738 km. "Este será o sétimo Terminal da Standard na malha da ALL, pois acreditamos na ferrovia como um forte e vantajoso modal de transporte", ressalta Alan Fuchs, diretor de Gestão da Standard. A Companhia, desde o início da parceria com a ALL, soma investimentos na ordem de R$ 70 milhões na implantação dos Terminais Intermodais.

"Com a nova estrutura a Standard reforça a presença no Rio Grande do Sul, que hoje, através do Terminal de Esteio, já movimenta mensalmente uma média de 500 contêineres pela malha ferroviária da ALL até o Porto de Rio Grande", destaca Fuchs. Segundo o diretor, a aposta da Standard na ferrovia como aliada ao transporte de cargas acontece desde 2006, quando formalizou a aliança de movimentação de contêineres com a ALL, ligando o Terminal da Standard em Esteio/RS até o Tecon - Terminal de Contêineres do Rio Grande/RS.

História de sucesso - A movimentação de produtos frigorificados por ferrovia teve início em 2003, para o cliente Sadia, seguida por empresas como Frangosul, Seara, Perdigão, Big Frango e Jandelle. Desde então, a ALL empresa cresceu mais de 20 vezes em volume de frigorificados, consolidando o sucesso desta operação.

A composição inicial dependia de um vagão gerador, conectado por meio de cabos elétricos aos contêineres, o que mantinha a carga refrigerada. Em 2006, a ALL aplicou, em parceria com a Standard, uma nova solução que reduzia o consumo de diesel da operação. As duas empresas viabilizaram o primeiro trem expresso frigorificado do país, que liga o Terminal de Contêineres da Standard em Esteio (RS) até o Tecon- Terminal de Contêineres do Rio Grande (RS).

Hoje, cada um dos contêineres apresenta um cabo para se conectar a geradores distribuídos estrategicamente pela malha da ALL, o que dispensou a necessidade do vagão gerador e conseqüentemente reduziu o consumo de combustível. Os contêineres recebem "reforço de frio" nos terminais e ainda contam com outros geradores em pontos de tráfego intenso, para prevenir eventualidades durante a operação.

Com o sucesso das operações e aprovação de clientes da ALL como Sadia, Seara, Perdigão, a parceria se estendeu ao Corredor de Congelados do Paraná. O Corredor, que escoa cargas frigorificadas do Terminal da Standard ao TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR) potencializou a movimentação de cargas refrigeradas para o porto de Paranaguá. Neste primeiro trimestre do ano destaca 33,78% de aumento do volume de exportação de congelados graças à implantação da infraestrutura de Corredor de Exportação.

Atualmente, a ALL opera contêineres para os portos de Paranaguá, São Francisco, Rio Grande e Santos, com o início da operação do novo terminal de Alto Taquari, no Mato Grosso, também em parceria com a Standard.

Standard Logística - Líder no segmento de armazenagem frigorificada, com 90 mil posições paletes e expertise comprovada no setor de alimentos, a Standard completa 10 anos de história com crescimento médio de 55% ao ano. A operação logística da Companhia atende ao Mercado Interno e Externo com soluções intermodais frigorificadas nos serviços de armazenagem, distribuição e transporte, cross docking, transit point e terminais de contêineres. Através dos seis terminais intermodais hoje em operação e dois terminais de contêineres, a Standard movimenta uma média de 5.200 contêineres/mês, totalizando mais de 60.000 toneladas/mês. A inovação da Standard é a movimentação de cargas frigorificadas pela ferrovia, em parceria com a ALL, e acumula em três anos de operação 64,8mil contêineres reefers movimentados pela malha ferroviária. [Website: www.standardlog.com.br]

ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL - América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga. Atua como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais. Entre seus principais clientes estão empresas como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobras e Gerdau.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste) em 2006, incluiu em suas operações o Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país. Desde 2004, a ALL participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa. Em 2007, a empresa registrou receita bruta de R$ 2,38 bilhões e EBITDAR de R$ 1 bilhão e segue com o firme propósito de ser a melhor empresa de logística da América Latina.

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