Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 11:04

Mais de 20% da população compra o que quer e não o que precisa

O escritor Ari de Abreu, Mestre em Contabilidade e Finanças, auxilia as famílias a não gastarem mais do que o necessário.

É muito simples responder quanto se ganha por mês, mas será que é simples também responder quanto se gasta neste mesmo período?

Pesquisas mostram que mesmo em tempos de crise, o brasileiro está gastando mais do que ganha. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com o endividamento crônico. Isso significa que mais de 22% da população tem dívidas impagáveis de acordo com a sua possibilidade de ganho. Ou seja, o brasileiro gasta alem da conta.

Mudar os hábitos não é tão difícil assim. Com um pouco de conhecimento e racionalidade é possível diminuir os gastos com coisas desnecessárias. “Algumas pessoas confundem muito o eu quero com o eu preciso, com isso acabam se enrolando em suas dívidas”, alerta o Dr. Ari de Abreu.

Algumas mudanças simples no comportamento diário podem ajudar a controlar os gastos supérfluos.

“Fazer um orçamento é o primeiro passo para amenizar a crise financeira”, explica Ari. “Deve-se colocar no papel todos os gastos com alimentação, moradia, educação e também as extravagâncias. É imprescindível que tudo esteja anotado para que não saia do controle”, completa o Professor.

Os casais, muitas vezes, não sabem como administrar uma casa. Existem alguns truques que podem ser aplicados no momento da compra do mês.

Fazer uma planilha contendo todos os gastos e sobras, a fim de saber quanto poderá ser utilizado. | Sempre levar uma lista com todos os itens anotados.| Nunca ir ao supermercado antes das refeições, pois quando se está com fome, a probabilidade de comprar além do necessário é maior. | As crianças devem ficar em casa, pois próximo aos caixas sempre existem muitos doces à altura dos pequeninos.

O escritor Abreu ensina em seu livro “Fundamentos de Contabilidade utilizando o Excel”, que foi publicado em 2006 pela editora Saraiva, como controlar os gastos e conseguir administrar melhor o salário. O método criado por Ari Ferreira de Abreu, apresentado no livro, possui a vantagem de permitir que os estudantes verifiquem com exatidão a elaboração do exercício passo a passo. Além disso, o método apresentado evita que o estudante perca seu tempo com erros de aritmética ou colocação de números equivocados, podendo concentrar-se no registro dos fatos contábeis.

O escritor explica como administrar melhor o orçamento doméstico, a fim de que, o brasileiro adquira o hábito de planejar e evite agir por impulso. “A melhor opção para quem não quer se endividar é fugir dos juros.” Aconselha o escritor. A idéia é poupar durante um período e pagar sempre à vista. “A prestação que a pessoa iria pagar para a loja ela paga para ela mesma. Assim, os juros serão utilizados sempre o seu favor”, completa Ari.

O livro explica em detalhes a diferença entre: Gastos, despesas, investimentos, perdas e custos. Auxiliando, dessa forma, o brasileiro a administrar melhor cada um desses itens para ter uma vida financeira de qualidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira