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20/08/2009 - 11:31

A BRMALLS anuncia EBITDA Ajustado de R$ 73,1 milhões no 2t09, crescimento de 36,9% sobre o 2T08

E margem EBITDA Ajustado de 81,1%, o lucro líquido dos primeiros seis meses de 2009 atingiu R$103,4 milhões, um incremento de R$111,3 milhões em relação ao mesmo período de 2008 com uma margem líquida de 60,3%. Registramos no 2T09 um lucro líquido por ação (EPS) de R$ 0,39 e no acumulado do ano de R$ 0,60.

Rio de Janeiro – A BRMALLS Participações S.A. (Bovespa: BRML3), a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, apresentou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2009 (2T09). A BRMALLS detém participação em 34 shoppings, que totalizam 1.001,8 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 436,5 mil m2 de ABL próprio. A BRMALLS possui 5 projetos greenfields e 9 expansões em desenvolvimento, que somados elevam o ABL total da companhia em 227,7 mil m2 e o ABL próprio em 172,2 mil m2 nos próximos anos. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers, com presença em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de todas as diferentes classes sociais do país. A Companhia oferece serviços de administração ou comercialização para 27 shoppings centers, nos quais 25 shoppings centers detemos participação, totalizando 722 mil m² de ABL.

As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto onde indicado ao contrário, são apresentadas em Reais (R$), e as comparações referem-se ao 2º trimestre de 2008 (2T08).

Destaques do Segundo Trimestre de 2009 e Eventos Subseqüentes:De acordo com a empresa, durante o segundo trimestre de 2009, a receita bruta cresceu 24,8%, alcançando R$98,3 milhões.

O NOI consolidado alcançou R$82,9 milhões no 2T09, apresentando um crescimento de 26,7% sobre o NOI consolidado do 2T08. A margem NOI também cresceu de 90,7% no 2T08 para 91,9% no 2T09. O NOI dos mesmos shoppings do 2T09 cresceu 17,2% comparado ao 2T08.

O EBITDA ajustado do 2T09 atingiu R$73,1 milhões, crescimento de 36,9% sobre o 2T08. A margem EBITDA ajustado apresentou melhora significativa alcançando 81,1% no 2T09, superior aos 77,6% apresentado no 1T09 e aos 73,9% no 2T08.

Segundo nota, o 2T09 com um lucro líquido de R$66,5 milhões comparado ao um prejuízo líquido de R$7,9 milhões no 2T08, alcançando uma margem líquida de 73,8%. O lucro líquido dos primeiros seis meses de 2009 atingiu R$103,4 milhões, um incremento de R$111,3 milhões em relação ao mesmo período de 2008 com uma margem líquida de 60,3%. Registramos no 2T09 um lucro líquido por ação (EPS) de R$ 0,39 e no acumulado do ano de R$ 0,60.

O FFO atingiu R$81,1 milhões no 2T09, um incremento de R$63,4 milhões comparado ao 2T08. O AFFO (Adjusted Funds From Operations) alcançou R$50,3 milhões no 2T09, crescimento de 83,2% sobre o 2T08. Registramos no 2T09 um AFFO/ação de R$ 0,29 e no acumulado do ano de R$ 0,53.

Os aluguéis das mesmas lojas (SSR) alcançaram no 2T09 um crescimento de 12,0% em relação ao 2T08. Vendas mesmas lojas (SSS) apresentaram um crescimento de 6,4% em relação ao 2T08 e também acima dos 3,5% obtidos no 1T09. As vendas das lojas satélites continuam apresentando ótimo desempenho mantendo um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Abril inauguramos a primeira expansão da BRMALLS no Shopping Caxias do Sul adicionando 17.229 m² de ABL ao shopping, mais que dobrando os 13.972 m² já existentes. A expansão do Goiânia Shopping se encontra em estágio final de construção, sendo que ao longo desse ano já inauguramos a 1° e 2° fase, correspondendo por mais de 56% do ABL total da expansão. A expansão já conta com 93% do ABL comercializado.

Foram 352 contratos comerciais fechados no 2T09 comparado com 181 no 1T09, sendo que 56 deles relacionados aos nossos projetos greenfields e de expansões. As renovações dos contratos de aluguel e os novos contratos de aluguel de shoppings existentes obtiveram leasing spread no trimestre de 13,9% e 15,9%, respectivamente.

Em julho a BRMALLS concluiu uma oferta primária e secundária de ações (“Follow On”), emitindo 30,3 milhões de ações ordinárias na Bovespa e captando aproximadamente R$446 milhões. Além de prover os recursos para financiar nossa estratégia de crescimento, a oferta promoveu o aumento de liquidez de nossas ações, aumentando o número de suas ações em circulação no mercado, que passa a representar 64% do total de ações da companhia. Após a conclusão da oferta, as ações da BRMALLS têm negociado em média R$13,3 milhões por dia, comparado a R$5,7 milhões antes da oferta (média de 60 dias).

“No 2T09, conseguimos alcançar ótimos resultados apesar do cenário econômico negativo. Nossos shoppings atingiram crescimento orgânico de dois dígitos, nossos indicadores operacionais alcançaram um dos melhores resultados da nossa história e estamos muito bem posicionados para aproveitar novas oportunidades de crescimento.

O NOI dos mesmos shoppings cresceu 26,7% comparado ao 2T08 e a margem NOI do trimestre alcançou 91,9% versus 90,7% no 2T08. Alcançamos um EBITDA Ajustado de R$73,1 milhões, um aumento de 36,9% em relação ao 2T08. Nossa margem de EBITDA atingiu 81,1%, uma melhoria de 7,2p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior - e bastante superior aos 66,8% realizados no 2T07. Continuamos crescendo nossa capacidade de geração de caixa a taxas mais elevadas: nosso AFFO atingiu R$50,3 milhões no trimestre, um crescimento de 83,2% sobre o 2T08.

]Durante o 2T09 começamos a observar a recuperação das vendas dos nossos lojistas. O SSS consolidado cresceu 6,4% no trimestre, apresentando uma recuperação em relação aos 3,5% do 1T09. O desempenho das lojas âncoras vem melhorando desde o 1T09 devido ao aumento em suas vendas, que saíram de uma queda no SSS de 9,3% no 1T09 para um crescimento de 0,5% no 2T09. Já as vendas das satélites mantiveram o mesmo ritmo de crescimento atingindo 9,4% no trimestre. Os aluguéis mesmas lojas continuam contribuindo para o forte crescimento de nossas receitas, registrando um aumento de 12,0% em relação ao 2T08.

A taxa de ocupação atingiu o maior patamar da história da BRMALLS, encerrando o 2T09 com 97,1% comparado a 96,9% do 1T09. Os pagamentos em atraso (30 dias) também acompanharam essa tendência e apresentaram melhora considerável em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, 3,7% vs. 4,8%.

Do lado comercial, estamos vendo sinais do aumento na demanda por espaços em nossos shoppings. O baixo nível de vacância aliado a retomada do crescimento das vendas são fortes indicadores do maior interesse dos lojistas em continuar expandindo. Intensificamos nossa atividade comercial no trimestre assinando 352 contratos comerciais comparados a 181 no 1T09. O leasing spread nas renovações dos contratos de aluguel e nos novos contratos de shoppings existentes foram 13,9% e 15,9%, respectivamente.

Seguimos em frente com as nossas expansões, que adicionarão 47 mil m² de ABL próprio ao nosso portfolio e estamos próximos de inaugurar a 2ª expansão do ano. Após a entrega da expansão do Shopping Caxias do Sul em abril, estamos nos preparando para a inauguração da última etapa da expansão do Goiânia Shopping com 93,0% do ABL já está comercializado. Até o final do ano, iremos concluir a expansão de mais 3 shoppings centers adicionando cerca de 6,0 mil m² de ABL próprio.

Continuamos evoluindo também com os nossos projetos de desenvolvimento. Iniciamos as obras do projeto da Granja Viana, que já conta com 63% do ABL do shopping comercializado. Este ano, pretendemos dar início a construção de mais um greenfield, o projeto de Sete Lagoas, que está em fase final de aprovação do projeto executivo e já possui todas as licenças necessárias.

No final do 2T09, demos inicio a um processo de captação de recursos no mercado de ações para continuar financiando nossa estratégia de crescimento. Com isso, concluímos em julho uma emissão de 30,3 milhões de ações ordinárias, onde captamos cerca de R$446 milhões. Além de contribuir para a solidez financeira da companhia, a oferta possibilitou a elevação de nosso free float para 64,4% do total de ações emitidas, quase dobrando o volume diário negociado de nossas ações na Bovespa.

Encerramos o 2T09 otimistas em relação ao segundo semestre do ano. A recente melhora nas vendas dos nossos lojistas nos leva a acreditar que estamos saindo do período de desaceleração econômica. Acreditamos que a nossa estratégia de reduzir custos e preservar caixa se mostrou acertada durante esse período. Hoje temos uma companhia mais forte e mais bem posicionada para aproveitar as oportunidades de crescimento”, comentou a administração. | • Link dos resultados e gráficos demonstrativos

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