Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 11:32

Posse do Conselho Consultivo do Imea marca o início das atividades da Unila em Foz


Composto por 14 integrantes, de 12 diferentes países latino-americanos, o conselho terá diversas atribuições; entre elas, colaborar para o planejamento pedagógico da Unila

O Conselho Consultivo do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) foi oficialmente constituído na manhã do dia 19 de agosto (quarta-feira), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. A posse do conselho marca o início do processo de implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que começa a funcionar provisoriamente nesta semana.

A sede provisória da universidade, no PTI, será inaugurada nesta quinta-feira, quando começam as atividades do Imea. Além de assinar o termo de posse, o grupo – formado por 14 integrantes, de 12 diferentes países latino-americanos – conheceu mais detalhes do projeto da futura instituição. O encontro foi mediado pelo presidente da Comissão de Implantação da Unila (CI-Unila), Hélgio Trindade. De acordo com ele, a competência e o histórico curricular determinaram a escolha dos conselheiros. Entre eles estão ex-reitores, especialistas em educação superior, dirigentes universitários e professores.

Como o próprio nome sugere, o conselho não tem poder deliberativo, apenas consultivo. “Mas dele se espera uma série de sugestões que contribuam para o planejamento da Unila, sobretudo na relação entre os cursos de graduação, pós-graduação e pesquisas, que normalmente surgem de forma diversificada nas universidades, mas que aqui nascerão de forma integrada”, ressaltou Trindade. A ideia, de acordo com ele, é que cada integrante traga contribuições a partir da sua experiência em seus respectivos países para ‘latino-americanizar’ a instituição.

Além de contribuir para o planejamento da Unila, os conselheiros também têm a função de avaliar as atividades em desenvolvimento na universidade. A periodicidade das reuniões ainda não foi definida, mas, segundo Trindade, a distância entre os integrantes não será problema. “É claro que o custo para reunir um conselho como esse é alto, por isso, além das reuniões presenciais, faremos muitos encontros a distância, com cada um em seu país, por meio de teleconferências e outras formas de debates não presenciais”.

O Imea-O planejamento dos projetos pedagógicos da Unila vai começar antes mesmo da aprovação definitiva do projeto de lei nº 2.878, de 2008, que cria a universidade e ainda tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do Senado Federal. Essa tarefa caberá ao Imea, que dará o primeiro impulso para a formatação dos cursos de graduação e pós-graduação da Unila. O órgão terá as suas atividades divididas em dez cátedras latino-americanas, cobrindo diversas áreas do conhecimento.

UFPR, parceira definitiva - Presente na reunião inaugural do Conselho Consultivo do Imea, Zaki Akel Sobrinho, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entidade tutora da Unila até a aprovação do projeto que autoriza a sua criação, disse que a parceria entre as duas instituições vai muito além do suporte administrativo e operacional. “Vamos colaborar em todas as diretrizes que vão nortear esse projeto, do qual temos o maior orgulho de participar”, destacou o reitor. “Nossa colaboração não vai se esgotar quando a Unila estiver oficialmente constituída”, disse.

Colóquio - Começa nesta quinta-feira (20), no auditório César Lattes, no PTI, o 1º Colóquio Internacional “Educação para a Integração Latino-Americana”. O encontro vai até sábado (22) e, por meio de diversos painéis, vai promover o debate da educação como fator integrador da América Latina. A palestra magna de abertura do colóquio será proferida nesta quarta-feira, às 20h, por Enrique Ayala Mora, reitor da Universidade Andina Simón Bolívar.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira