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20/08/2009 - 12:14

A África do Sul é logo ali


Stephen descobriu um ótimo mercado para indústria do agronegócio brasileiro.

O conceito de marketing muitas vezes é distorcido pelo público em geral. No entanto, a questão passa a se tornar preocupante quando a empresa quer ampliar o seu negócio e não tem o correto conhecimento do que é marketing, colaboradores preparados ou, pior, receio de prospectar mercados. O formando em Administração da ULBRA, Stephen Carswell, focou seu trabalho de conclusão (TCC) nas relações internacionais para ajudar uma indústria gaúcha a vender a um país ainda pouco explorado: a África do Sul. O resultado é o projeto que, se implantado, vai garantir 20% a mais no faturamento da empresa brasileira. Em breve ele embarca para o Reino Unido, onde deixou mais de 500 concorrentes para trás e faturou a bolsa de estudos na Leeds University, uma das maiores faculdades de negócios do mundo.

O TCC foi um desafio para esse irlandês de nascimento, que ainda criança veio com os pais morar no Rio Grande do Sul. A característica centrada do britânico pode ter sido um aliado no desenvolvimento do trabalho, pois já de saída Stephen nem imaginava qual empresa serviria de “cobaia”. Após o apoio de uma consultoria, chegou à pequena indústria do interior gaúcho, fabricante de peças para tratores e implementos agrícolas. O segundo passo foi convencer seus gestores a abrir as portas para a pesquisa.

A África vai plantar mais - Com a permissão, Stephen fez um complexo estudo da empresa, seus clientes e diagnosticou um plano de marketing internacional. Se ela já exportava seus produtos para alguns países da Europa e América Latina, então onde estaria o novo mercado? O “insight” não demorou: África do Sul! “Há investimentos e a agricultura vem crescendo por lá. É um mercado com grande potencial e ainda pouco explorado”, comenta. Para ter essa certeza, o aluno da ULBRA passou a investigar profundamente o país da Copa de 2010. Entre os aspectos verificados estão a legislação e as características socioeconômicas do país.

Stephen descobriu a carência no setor agrícola, após contatos com africanos ligados ao segmento, distribuidores de peças e fabricantes de máquinas e implementos. A partir desse levantamento, propôs um plano de marketing, que passa pela capacitação do quadro funcional da empresa gaúcha e posterior participação em feiras na África do Sul, desenvolvimento de site, folderes e outras ferramentas de divulgação. Após implementado, o projeto resultaria no acréscimo de 20% ao faturamento dos brasileiros.

Mestrado na Inglaterra – Mesmo satisfeito com a pesquisa e a conclusão do curso de Administração, Stephen quer aprender mais. Ele lamenta a inexistência de graduações brasileiras focadas em Marketing Internacional e deve retornar à Grã-Bretanha em algumas semanas. Entretanto, não irá para uma costumeira visita aos parentes irlandeses, mas sim à Inglaterra, onde na Ledds University obteve bolsa de estudos em uma das principais pós-graduações do gênero no mundo. A universidade britânica atrai 75 novos alunos a cada ano de países como China, Chipre, França, Gana, Grécia, Hong Kong, Índia, Japão, Jordânia, Coréia, Rússia, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

Stephen se diz grato ao conhecimento adquirido na ULBRA e reivindica maior atenção das autoridades à educação no Brasil. “Na Europa nós começamos o ensino fundamental aos quatro anos e de maneira integral, com aulas de manhã e a à tarde”, comenta. Ele diz ter estranhado no início, ao se deparar com colegas de mais idade. “Aqui, por questões socioeconomicas, grande parte das pessoas só consegue obter formação superior mais tarde”, lamenta. Stephen vai começar o mestrado com apenas 21 anos. Muitos mercados ainda vão ser explorados por ele. Isso é marketing.

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