Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 12:14

Embrapa Agroenergia realiza II Simpósio Brasileiro de Palmeiras Oleíferas


Montes Claros/MG será palco de discussão das áreas de produção de plantas oleaginosas, óleos vegetais, gorduras e biodiesel. Os temas serão debatidos no 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, de 24 a 28 de agosto. Paralelamente ao Congresso, será realizado o II Simpósio Brasileiro de Palmeiras Oleíferas, promovido pela Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Simpósio tem por objetivo levantar pesquisas atuais realizadas de cinco palmeiras oleíferas, no que se refere à ocorrência natural, domesticação, potencial de produção energéticos, entre outros usos.

A primeira edição foi realizada em julho do ano passado, em Lavras/MG. Na ocasião, reuniu-se competências técnico-científicas para discussão e validação de pesquisas com palmeíras. As discussões neste evento resultaram na elaboração do projeto “Pesquisa, desenvolvimento e inovação em palmáceas para produção de óleo e aproveitamento de co-produtos”, liderado pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Leonardo Bhering, submetido para análise junto à Finep/MCT.

De acordo com Bhering, o projeto já está aprovado pela agência financiadora, com valor em torno de 4,5 milhões de reais, com execução dos trabalhos em três anos. Neste projeto, serão organizadas as ações de gestão e de pesquisa com palmeiras oriundas de diversos locais do Brasil. Dentre as diversas espécies que serão pesquisadas foram selecionadas a macaúba, babaçu, inajá e tucumã, como fonte de matéria prima alternativas para o programa de biodiesel brasileiro.

A curto e médio prazo, a agregação de valores a estas espécies busca associar disponibilidade de matéria prima para o programa de óleos vegetais do Brasil. “A idéia é explorar a variabilidade genética para a produção de cultivares comerciais, visando consolidar entre cinco a dez anos um programa consistente de produção de uso de óleos e biodiesel”, declara Frederico Durães.

Congresso - Na sexta edição do Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel haverá palestras técnicas, mesas-redondas e feiras de negócio com produtos, processos e insumos da cadeia produtiva do biodiesel. Na quinta-feira (27), os participantes poderão assistir a palestra “Visão estratégica de uso de palmeiras oleíferas para o Biodiesel e avanços das pesquisas no último ano”, ministrada pelo Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães e a palestra “Recursos Genéticos e melhoramento de pinhão manso”, apresentada pelo pesquisador, Bruno Laviola.

Além disso, estão programados nove simpósios, entre eles o promovido pela Embrapa. Um dos temas que a empresa está preparando para apresentar nesta realização simultânea de simpósios, é o trabalho de destoxificação da torta do pinhão. Sob a coordenação da pesquisadora Simone Mendonça, a Embrapa Agroenergia desenvolve esta pesquisa com objetivo de resolver o problema da toxidez na torta de pinhão-manso visando diminuir os riscos de impactos ambientais e a valoração do co-produto na nutrição animal.*

O objetivo do Congresso é apresentar avanços tecnológicos e analisar os procedimentos relacionados à produção agrícola, industrialização, logística e comercialização de óleos e gorduras. [sites oleo.ufla.br ou www.cnpae.embrapa.br | www.cnpae.embrapa.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira