Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2007 - 08:39

Grupo EQM assina contrato com CTC para desenvolvimento de destinalarias no Maranhão e Mato Grosso

Parceria com centro de tecnologia canavieira busca novas técnicas para destilarias de Mato Grosso e Tocantins

Na busca de investir em tecnologias e pesquisas que garantam melhor aproveitamento da terra, da força de trabalho e de produtividade, o Grupo pernambucano iniciou um trabalho conjunto em duas de suas destilarias numa parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira, CTC.

Organismo técnico-consultivo nacionalmente reconhecido, o CTC congrega as principais unidades produtoras de açúcar e álcool do país. O contrato, assinado no final de março e com vigência inicial prevista de cinco anos, contempla inicialmente a Destilaria Araguaia, no Mato Grosso, e a Destilaria Tocantins, pioneira no Estado de mesmo nome.

As outras duas unidades do Grupo, a Usina Cucaú, em Pernambuco, e a Destilaria Tuntum, no Maranhão, serão agregadas ao trabalho posteriormente.

“Além de termos uma tradição de pioneirismo, como na primeira destilaria de álcool no Tocantins, sempre buscamos a modernização e a tecnologia em todas as nossas usinas”, comenta Eduardo de Queiroz Monteiro, para quem a celebração do contrato com o CTC representará um novo marco na produção e desenvolvimento das usinas do Grupo.

“Na Destilaria Araguaia, por exemplo, o processo de irrigação já é totalmente natural: a água, misturada à vinhaça, carregada de nutrientes e isenta de produtos químicos, corre por gravidade em 130 km de canais, garantindo uma cana limpa e orgânica. O caldo é extraído por um processo único no mundo: o LPE, Low Pressure Extraction (extração por baixa pressão), mais econômico e higiênico que as moendas tradicionais, gastando menos energia e com a mesma produtividade”, lembra, como exemplo que pretende ver multiplicado.

A decisão de se agregar ao CTC é parte integrante de um conjunto de diversas ações empresariais e ambientais que o Grupo vem realizando, com o objetivo não só de atender às importantes e diversas demandas ecológicas das áreas que abrigam seus empreendimentos, como também o de imprimir um ritmo de progresso aliado à responsabilidade social e ambiental.

Dessa forma o Grupo também abre espaço, em suas dependências, para pesquisas que promovam o desenvolvimento de todo o setor, desde o planejamento do plantio até a entrega do produto final.

Do total investido pelo Grupo, cerca de 80% dos recursos estão voltados para o fomento de atividades do setor agrícola e os 20% restantes para estudos do setor industrial.

Novas áreas produtivas - Segundo o diretor-superintendente do CTC, Nilson Zaramella Boeta, a assinatura do acordo envolvendo as duas usinas “respalda o avanço da pesquisa e do desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar nesses Estados”.

Em parceria com o EQM, um dos mais sólidos grupos empresariais do Nordeste, "o CTC trabalhará para o desenvolvimento tecnológico nas regiões, realizando estudos de campo ou de laboratório, de acordo com as condições agronômicas, meteorológicas e outras comuns às áreas produtivas de cana nos estados de Tocantins e Mato-Grosso", conclui Boeta.

Ele lembra que o trabalho visa o desenvolvimento de tecnologias específicas que gerem aumento na produtividade das usinas, ganhos de produção e, consequentemente, a expansão dos negócios.

Vanguarda mundial - Situado no município paulista de Piracicaba, o CTC é mantido por 146 unidades produtoras de açúcar e álcool e atende em torno de 12 mil fornecedores de cana. Mantém estações experimentais nos Estados de SP e BA e recentemente abriu unidades regionais em nove pontos estratégicos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

O órgão desenvolve pesquisas nas áreas industrial, logística e agronômica, incluindo Variedades, Plantio e Colheita Mecanizada, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas, Muda Sadia, Geoprocessamento, Imagens de Satélites, Cartas de Ambiente de Produção, Produção de Açúcar e Álcool e Geração de Energia.

Atualmente, o CTC mantém diversos programas de pesquisas em andamento. De seus estudos surgiram, por exemplo, as variedades nacionais de cana-de-açúcar dotadas dos melhores índices de produtividade, brotação de soqueira, teor de sacarose e resistência a doenças e pragas.

Com cerca de 300 pessoas envolvidas em sua atividade, o CTC atua decisivamente para manter o Brasil na vanguarda mundial da produção sucroalcooleira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira