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21/08/2009 - 10:45

Pesquisa do IBOPE Mídia traça radiografia do mercado mineiro

Belo Horizonte apresenta crescimento de 13% na posse de cartões de crédito, no período de 2005 a 2008, e tem consumo de jornal 35% acima da média do país. Estes e outros dados são destaque no estudo "Comunicação e Consumo: Uma análise do mercado regional", que a executiva Giovana Alcântara apresenta na primeira edição do Comunica MG, no dia 19 de agosto, às 10 horas.

São Paulo,– Estudo do IBOPE Mídia aponta que Belo Horizonte* destaca-se no consumo de meios segmentados, como jornal, cinema e revista, em relação a outras regiões metropolitanas. O consumo de jornal está mais de 35% acima da média do país. As seções lidas com maior freqüência pelos mineiros são as de notícias locais, nacionais e a primeira página da publicação. Os meios de comunicação são considerados pela população, principalmente, como fonte de entretenimento, companhia e informação.

Quanto ao consumo de internet, os usuários regionais têm tempo de utilização diária de 2 horas e 12 minutos, destacando-se no uso superior ao resto do Brasil no envio e recebimento de mensagens instantâneas e upload de fotos e vídeos em sites de compartilhamento.

Tecnologia - A pesquisa aponta que, quando o assunto é tecnologia, a penetração do telefone celular é 10% superior na região de grande Belo Horizonte, enquanto a de câmeras digitas é 15% inferior à média brasileira. Os números referentes à telefonia não param de crescer no Brasil e já atingem 73% das pessoas – em 2005 atingia 55% da população, um crescimento de 33%. Em Belo Horizonte*, esse crescimento foi de 36%, saltando de 59%, em 2005, para 80%, em 2009.

Finanças - No consumo de produtos financeiros, a posse de cartões de crédito saltou de 53% para 60% em Belo Horizonte*, um crescimento de 13%. Como nas demais regiões do país, 65% da população possui conta corrente ou poupança e a utilização de previdência privada ainda é tímida: apenas 6% possuem este tipo de investimento. A grande Belo Horizonte destaca-se, porém, na posse de seguro de vida, com penetração de 14%, enquanto a média brasileira é de 12%. O mesmo acontece na posse de seguro saúde e assistência médica, com penetração de 32% na região, em contraponto a 28% da média do país.

Decisão de compra - A influência de amigos nas decisões de compras por parte dos mineiros está acima da média em todas as categorias de produto. Bebidas alcoólicas são a categoria sobre a qual os amigos mineiros mais destacam-se da média nacional: 20% declaram os amigos como uma das principais influências nas decisões de compra desse tipo de produto, contra 9,5% na média nacional.

A pesquisa, que utiliza como base dados regulares de investimento publicitário coletados periodicamente pela ferramenta Monitor Evolution e análises fornecidas pelos produtos Target Group Index e Media Workstation, é destaque na primeira edição do Comunica MG - Semana de Eventos Integrados da Indústria da Comunicação, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 21 de agosto. Na ocasião, o IBOPE Mídia terá um estande com as novidades dos serviços, inclusive uma demonstração dos dados real time de Belo Horizonte*.

Giovana Alcântara, gerente regional do IBOPE Mídia, participa do ciclo de palestras do evento e comenta o tema Comunicação e Consumo: Uma análise do mercado regional. A apresentação acontece no dia 19 de agosto, às 10h, no auditório Granada do espaço MinasCentro. “O mercado mineiro é extremamente importante para o cenário publicitário brasileiro e representou 6% dos investimentos realizados no último ano. O conhecimento do comportamento e dos hábitos regionais são indispensáveis na orientação e no planejamento de mídia”, destaca a executiva. [ Os dados de Belo Horizonte referem-se à grande Belo Horizonte].

Metodologia - Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo. Para esse estudo foi utilizado o Ano 10 onda 1 – 9.728 entrevistas no período de Ago08 - Jan09.

O Monitor Evolution possibilita a análise do investimento publicitário e da concorrência, permitindo avaliar o volume de investimento para diferentes produtos nos diversos meios e veículos. A partir dessa informação, é possível acompanhar a estratégia de comunicação de marcas e veículos concorrentes, bem como avaliar o desempenho de diferentes produtos. Para esse estudo foi utilizado o banco de junho de 2009.

IBOPE - Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, fornecendo há mais de 67 anos um amplo conjunto de informações e estudos sobre os mais variados temas, como mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (segundo o ranking Honomichl Top 25 Global Research Organization), é composto por duas grandes empresas, IBOPE Media e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown do Brasil. Em 2000, o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo do tempo.

Perfil do IBOPE Mídia - O IBOPE Mídia é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados principalmente em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 14 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

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