Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2009 - 10:57

Logística da cadeia fria para a indústria farmacêutica exige rígido controle

Na cadeia fria, o transporte de produtos farmacêuticos envolve medidas especiais de controle de temperatura para garantir a qualidade dos medicamentos.

As temperaturas de armazenamento e transporte de insumos, produtos acabados e semi-acabados à indústria farmacêutica têm influência direta na manutenção da qualidade dos medicamentos que chegam ao consumidor final nas farmácias. Toda a logística desenvolvida para o transporte na cadeia fria (cold chain) exige das empresas um rígido controle das temperaturas, de forma a garantir as propriedades dos medicamentos durante o deslocamento da carga.

“O transporte de produtos e insumos requer uma condição especial de temperatura, que deve ser controlada e monitorada durante toda a cadeia logística. Desde o centro de distribuição são necessárias medidas especiais para que a temperatura correta seja mantida durante todo o transporte, até o cliente final”, explica Ricardo Miranda, diretor Latino Americano de Tecnologia Farmacêutica da Wyeth, uma das 10 maiores indústrias farmacêuticas do mundo.

Este controle, além de assegurar as características farmacológicas, evita perdas e prejuízos às indústrias do mundo todo, por conta de má estocagem ou transporte inadequado durante o processo. “A tecnologia para o transporte e armazenagem utilizada hoje no Brasil é internacional, sendo em grande parte já nacionalizada”, lembra.

Os medicamentos não são os únicos a demandarem controles rígidos de temperatura. Vacinas e sangue são outros dois bons exemplos. O sangue quando exposto a temperaturas mais baixas do que às necessárias pode ter sua cor alterada, facilitando a identificação da deterioração. Já se exposto a altas temperaturas não apresenta alteração visual. O que pode acarretar riscos se utilizado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, nos Estados Unidos, um dos países mais profissionalizados no que se refere à cadeia fria, aproximadamente 2% do sangue transportado é descartado.

No próximo dia 28 de agosto, às 10h45, Ricardo Miranda fará uma palestra sobre o “’Transporte para Cadeia Fria”, junto com o Carlos Talhas, também da Wyeth, dentro da grade de programação do ISPE Brazil Life Science Congress, evento paralelo à CPhI South America 2009, que acontece de 26 a 28 de agosto, 9h às 17h30, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“Nesta palestra serão abordados os cenários nacional e mundial em termos de Cadeia Fria, trazendo uma visão compacta sobre as tendências financeiras, técnicas e regulatórias para atingir a excelência neste segmento”, afirma Miranda.

Ele adianta que na palestra “através de uma visão prática e sistêmica serão endereçadas as tendências do mercado de biofármacos, as quais necessitam de transporte através de cadeia de frio, abordando tópicos técnicos e regulatórios que envolvem o armazenamento e transporte de produtos comerciais e de estudos clínicos, tão quanto a construção, qualificação de quartos frios e congeladores, que atendam aos GxPs”.

Outro ponto abordado, diz Miranda, será a avaliação custo x benefício das soluções de embalagem e transporte existentes, “finalizando com as atividades de suporte e treinamento que visam assegurar a manutenção de um status de excelência nas operações de cold chai’, conclui Miranda.

A 1ª edição do ISPE Brazil Life Science Congress acontece de 26 a 28 de agosto. Durante os três dias de congresso, sempre das 8h30 às 17h30, especialistas da área de tecnologia na fabricação de medicamentos debaterão, além do Transporte na Cadeia Fria, os seguintes temas: “Ar comprimido para a indústria farmacêutica”; “Nova norma brasileira NBR 16401:2008/Normas de filtros absolutos”; “Cold chain na indústria farmacêutica”; “SIP – Steam in Place”; “HVAC para áreas limpas – projetos, ensaios e certificações”; “Águas grau farmacêutico PW e WFI”; “Validação de processos estéreis e não estéreis”; “Excelência operacional 6 na indústria farmacêutica”; “Procedimentos de operação e manutenção em Loops PW/ECAW Eletrochemical activated water”; “Harmonização das farmacopéias”; e “Excelência operacional OEE na indústria farmacêutica”.

O evento, coordenado pela ISPE – Afiliada Brasil (Associação Internacional de Engenharia Farmacêutica), destina-se a todos os profissionais das áreas de Engenharia, Garantia e Controle da Qualidade, Produção Farmacêutica e Supply Chain, bem como para os profissionais responsáveis pelas áreas de validação e qualificação que buscam excelência operacional dos processos farmacêuticos.

. [ O programa completo e o processo de inscrição do ISPE e dos demais eventos que acontecem em paralelo à CPhi South America 2009 estão acessíveis no site www.cphi-sa.com.br ou www.pmec-sa.com.br. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de agosto].

A feira - Criada para atender às necessidades do mercado latino-americano, a CPhI South America reunirá executivos de laboratórios farmacêuticos, empresas fabricantes de química fina e distribuidores de matérias-primas. Mais de oito mil visitantes são esperados de 26 a 28 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Promovida pela UBM Brazil, uma das líderes mundiais no setor de organização de eventos técnicos, a CPhI é considerada referência internacional na área de feiras farmacêuticas, sendo o maior evento do mundo de ingredientes farmacêuticos. A versão européia já acontece há 18 anos. Paralelamente à CPhl South America, ocorrerá ainda a P-MEC South America - Feira Internacional de fornecedores de máquinas e equipamentos para a indústria farmacêutica. Serão mais de 250 expositores que utilizarão os 12 mil metros quadrados da feira para apresentar as novidades e tendências em insumos, matéria-prima, embalagens, equipamentos e serviços para a indústria farmacêutica.

. [ CPhI South America – Feira Internacional de Ingredientes para Indústria Farmacêutica | P-MEC South America – Feira Internacional de fornecedores de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria Farmacêutica, dias 26 e 27, das 13h às 20h – Dia 28 de agosto 2009, das 13h às 18h | Transamérica Expo Center, Rua: Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387| Site: www.cphi-sa.com.br ou www.pmec-sa.com.br |Email: [email protected] ou [email protected] ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira