Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2009 - 10:58

Petrobras e PMCC criam corredor de escoamento de etanol


Investimentos de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Em 2010, o sistema vai transportar 12 milhões de m3/ano do produto de Uberaba (MG) a Paulínia (SP) e 6 milhões de m3/ano de Paulínia ao litoral Sudeste. Serão criados 23,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Petrobras e a PMCC (Projetos de Transporte de Álcool) criarão um corredor para escoar etanol do Centro-Oeste e do Estado de São Paulo para o litoral Sudeste. O Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados (Seda) vai operar de Uberaba (MG) a São Sebastião (SP). O projeto permitirá também ampliar a capacidade de exportação do produto pelo Rio de Janeiro e o atendimento ao mercado interno. A estimativa é gerar 4,6 mil postos de trabalho diretos e 19 mil indiretos durante as obras.

De acordo com a nota, será criada uma rede integrada de dutos para facilitar e incrementar o escoamento de etanol para os mercados externo e interno. No final de 2010, a nova rede terá capacidade para transportar 12 milhões de m3/ano de etanol entre Uberaba (MG) e Paulínia (SP) e 6 milhões de m3/ano de Paulínia ao litoral Sudeste. Do total de 6 milhões de m3/ano do produto, 2 milhões de m3/ano serão escoados pelo Terminal de São Sebastião (SP). Os 4 milhões de m3/ano restantes seguirão pelo Terminal de Ilha D’Água (RJ).

“No total, o corredor terá 682 km de extensão, de Uberaba (MG) a São Sebastião (SP), dos quais 140 km pertencem ao trecho de Taubaté à cidade do litoral norte paulista, cujo escoamento ocorrerá por meio de instalações existentes. Para o restante do traçado será construído um poliduto de 542 km de extensão, a ser implantado nas faixas de dutos existentes do São Paulo/Brasília (Osbra) e do Campinas/Rio de Janeiro (Gascar).

Também serão construídos três centros coletores – em Uberaba, Ribeirão Preto e Paulínia – e uma estação de bombeamento em Taubaté, além de adaptações nas instalações da Refinaria de Paulínia (Replan) e dos Terminais de Guararema e São Sebastião, unidades localizadas no Estado de São Paulo.

O investimento para a implantação do sistema de escoamento é de aproximadamente US$ 1 bilhão. O projeto será executado por meio de parceria entre a Petrobras e a PMCC e prevê no futuro a ampliação da rede até o Terminal de Senador Canedo (GO)”, adianta a Petrobras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira