Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2009 - 11:06

Liquigás Distribuidora completa cinco anos de Sistema Petrobras


Período é marcado por forte crescimento. A empresa passou a ocupar o segundo lugar no mercado de GLP e planeja atingir a liderança até 2012.

A Liquigás Distribuidora, empresa líder no mercado de botijões de gás de 13 kg e uma das maiores distribuidoras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no País, completa neste mês de agosto cinco anos de integração ao Sistema Petrobras. Desde que foi adquirida pela Petrobras Distribuidora, em 2004, a empresa vem registrando contínuo crescimento de sua participação de mercado, passando a ocupar a segunda posição, com market share de 22,5%, de acordo com os dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), referente ao 1º semestre de 2009. A meta é alcançar a liderança do mercado total de GLP (botijões e granel) até 2012.

“Os resultados obtidos são decorrentes da execução do planejamento estratégico implantado na Companhia desde sua aquisição pela Petrobras Distribuidora SA, aliado ao comprometimento da força de trabalho”, conta Antonio Rubens Silva Silvino, presidente da Liquigás, ao explicar que a empresa definiu um plano de negócios, com metas e orçamento anual, estabelecendo as bases para este crescimento. Ele observa que a excelência operacional e a adoção de práticas de gestão alinhadas às do Sistema Petrobras foram fatores fundamentais neste processo de crescimento.

Para alcançar seus objetivos, a Liquigás está realizando investimentos da ordem de R$ 724 milhões até 2013 e implantando uma série de projetos em diversas áreas. Como parte das estratégias da Companhia destaca-se a implantação de um sistema de governança corporativa; a adoção de padrões de excelência em todas as áreas; a modernização das unidades de engarrafamento; o desenvolvimento de novos produtos; a implantação de novas ferramentas de tecnologia da informação; a aquisição de novos vasilhames e equipamentos de segurança; o aumento na eficiência na área de logística; o reforço da parceria com os revendedores; a melhoria na qualidade do atendimento aos clientes e a valorização da força de trabalho, entre outras ações.

Todas essas iniciativas têm assegurado bons resultados para a Liquigás, inclusive com o reconhecimento público demonstrado através das várias premiações recebidas recentemente pela empresa. Em 2008, a Liquigás foi eleita a Melhor Empresa do Setor de Petróleo e Gás, pelo jornal Gazeta Mercantil; foi considerada a 7ª melhor empresa de energia do Brasil pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame; situou-se em 10º lugar no setor de Petróleo e Gás no Guia Valor 1000 Maiores Empresas do jornal Valor Econômico; recebeu o troféu Masterinstal e a Medalha de Prata Prêmio Paulista de Excelência da Gestão (IPEG).

Mais recentemente, foi contemplada com o Troféu Transparência 2009, na categoria Empresas Fechadas do XIII Prêmio Anefac - Fipecafi – Serasa Experian e recebeu a recomendação à tripla certificação de sua unidade operacional de Capuava (SP), pela ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

O alto comprometimento dos colaboradores é outro aspecto fundamental para a obtenção dos bons resultados. Alinhada à cultura organizacional das empresas do Sistema Petrobras, a Liquigás investe fortemente em políticas internas de segurança, qualidade de vida, benefícios e em mecanismos de reconhecimento e recompensa para os colaboradores.

Ainda na área de recursos humanos, outro destaque é a redução do índice de acidentes de trabalho. A Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) da Liquigás, que era de 15 nesses cinco anos, passou a ser de somente 1,2 (média bem abaixo da indústria mundial do setor, que é de 4).

O resultado das boas práticas de gestão ficou evidenciado na última pesquisa de clima da companhia, na qual o Índice de Satisfação do Empregado foi de 74%, bem superior ao de 2006 (60%) e acima do aferido em 2007 (71%). Já o Índice de Comprometimento tem se mantido próximo dos 100% - na pesquisa de 2008 a Liquigás registrou o índice de 97%.

A parceria com as revendas é outra importante ação para que a Liquigás alcance seus objetivos. A empresa vem capacitando os revendedores e suas equipes por meio de treinamento, manuais e diversas ações de marketing. “Realizamos convenções com os revendedores em vários Estados do País, nas quais apresentamos nossa missão, visão e valores, bem como boas práticas de gestão. O objetivo é incentivá-los a desenvolver um trabalho de qualidade e com foco no consumidor final em seus respectivos mercados, assegurando a credibilidade da marca junto ao consumidor final”, conta Antonio Rubens.

Entre as iniciativas que vêm reforçando a posição da Liquigás no mercado de GLP, destaca-se o desenvolvimento e lançamento de produtos inovadores, entre eles o botijão de 8 quilos de GLP (o P-8), o sistema FLEXGAS - mistura de GLP com gás atmosférico, que pode ser utilizado nos mesmos equipamentos industriais de queima de gás natural - e o recente desenvolvimento do sistema de medição individualizada de consumo de GLP a granel em condomínios residenciais e comerciais. “Todas essas inovações vêm contribuindo para o estabelecimento de bases sólidas que garantem o crescimento da Companhia”, observa Antonio Rubens, ao destacar que a Liquigás ampliou suas vendas em mais de 100 mil toneladas no período de cinco anos, batendo sucessivos recordes de venda.

Outro passo importante é a construção da nova unidade de engarrafamento em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, terceiro maior mercado nacional de GLP, local das sedes da Petrobras e da Petrobras Distribuidora. A nova unidade deverá ser inaugurada em outubro e irá gerar cerca de 90 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos. Esta construção é a principal ação prevista no chamado “Projeto Rio”, que contempla também a abertura de novas revendas e o atendimento a novos clientes no segmento granel, visando o crescimento do market share no Estado. Para isso, a empresa conta também com o patrocínio ao Botafogo de Futebol e Regatas.

“Este é mais um passo para a Liquigás se consolidar no Rio de Janeiro. Hoje, temos 12,7% do mercado e nossa meta é ampliar o market share para 21% no Estado”, conta o presidente da Companhia.

Com 21 unidades industriais de engarrafamento, 19 depósitos de armazenamento e uma rede com aproximadamente 4.000 revendedores, a Liquigás atende mais de 35 milhões consumidores, além de clientes comerciais e industriais abastecidos a granel, em todos os estados brasileiros, exceto Acre, Amazonas e Roraima.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira