Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2007 - 08:45

“Coisas Nossas”

Jovens da Comunidade Cidade Alta estréiam espetáculo no tradiocional Teatro Rival

A celebração da garra, ritmo e musicalidade afro-brasileira. Assim é o espetáculo Coisas Nossas que estréia dia 24 de abril, no tradicional Teatro Rival BR. O musical apresentado pelo grupo Kina Mutembua e Orquestra de Berimbaus, da Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ) traz ao palco jovens artistas da comunidade Cidade Alta, Cordovil, subúrbio do Rio. O espetáculo, que marca a estréia do grupo da ONG em grandes palcos, estará no Rival 24 e 25 de abril, às 20h.

O mais interessante é que trata-se de um espetáculo totalmente construído dentro da comunidade. Além dos artistas, mais de 50 pessoas de Cidade Alta estão envolvidas nessa apresentação, uma vez que o cenário, figurino, maquiagem e cabelo são de responsabilidade das oficinas produtivas que a Ação Comunitária mantem em Cidade Alta. Com isso esse trabalho é uma verdadeira aula de inclusão social através da arte e da capacitação profissional.

Já aclamado no Fórum Cultural Mundial e em eventos como o Fashion Rio e Negro em Cena, o show é o resultado do trabalho social realizado pela ONG na favela da Maré e em Cidade Alta, Cordovil. Parte das coreografias foram criadas durante a Cooperação Brasil-África no final de 2006. Patrocinado pela ONU, o intercâmbio cultural com artistas do Ballet Nacional de Ruanda deu ao musical o tom da miscigenação cultural e étnica que sempre orienta os trabalhos da ACB/RJ. Coisas Nossas é intenso e envolvente por interagir com a platéia transformando-a em protagonista de um ritual artístico de simbolismos e alegria.

Com direção do coreógrafo Charles Nelson, considerado um dos grandes nomes da dança afro-brasileira, o espetáculo é composto por números que unem dança contemporânea com Capoeira, Maculelê e Samba. Coisas Nossas aposta na mistura de manifestações populares que deu origem ao povo brasileiro. Na busca pelo resgate de nossas raízes, o repertório também inclui canções no idioma banto.

Kina Mutembua e Orquestra de Berimbaus - Composto por jovens de 11 a 22 anos, o Kina Mutembua realiza um trabalho que integra capoeira com as danças afro e contemporânea. Com o nome que significa "dançando com o vento" na língua quicongo da etnia banto, o grupo já conta no seu currículo com apresentações no exterior e em diversos eventos culturais que, além de gerar renda, contribuem também para o amadurecimento profissional dos integrantes. A partir do sucesso desse trabalho, surgiu a Orquestra de Berimbaus da ACB/RJ que tem como proposta mesclar o ritmo tradicional da capoeira com música popular brasileira e ritmos africanos. O grupo tem aprimorado suas técnicas com aulas com a preparação musical de Mestre Berg (mestre de capoeira e doutorando em Cultura Popular) a preparadora vocal é Luiza Marmelo( Jongo da Serrinha) e o percussionista Alexandre Pires.

Ação Comunitária do Brasil/RJ - A Ação Comunitária foi criada há 40 anos e tem como missão trabalhar a inserção social de populações marginalizadas pelas condições sócio-econômicas desiguais. Como instituição incubadora, prepara seus educandos (adultos, jovens e crianças) para se tornarem auto-sustentáveis. Ou seja, seguir com os próprios esforços, de forma orientada e empreendedora. Suas bases de atuação são equidade de gênero e o resgate e valorização da cultura afro-brasileira permeados pelos conceitos do comércio justo e economias solidária e criativa.

Coisas Nossas 24 e 25 de abril, às 20h, no Teatro Rival BR, Rua Álvaro Alvim, 33. Cinelândia. Ingressos R$ 20,00 e meia R$ 10,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira