Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 09:59

Abremar apresenta proposta para hospedagem de turistas na Copa de 2014


A utilização de navios para a hospedagem de turistas na Copa de 2014, proposta pela Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), recebeu a adesão de Cesar Gonçalves, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH).

Na audiência pública da Subcomissão Permanente de Fiscalização dos Gastos Púbicos com o evento mundial, nesta quinta-feira, em Brasília, Ricardo Amaral, presidente da Abremar, informou que há todas as condições para os navios trazerem turistas do exterior para a Copa.

Alertou, porém, que será preciso investir na infraestrutura portuária. “Dos mais de 40 portos que temos no País, só seis têm estrutura para receber grandes embarcações. Para receber turistas precisamos de melhorias, como instalação de rampas, escadas e salas de embarque e desembarque. Em outros países, os portos têm estruturas semelhantes às de aeroportos”, explicou Amaral.

Somente na próxima temporada de Cruzeiros, de outubro de 2009 a maio de 2010, serão 18 navios na costa brasileira, com oferta total de 907.167 leitos. O setor hoteleiro, hoje, tem 300 mil apartamentos nas 12 cidades que serão sede da Copa do Mundo, segundo levantamento da ABIH.

Para Cesar Gonçalves, o setor hoteleiro precisa ter cautela para evitar um crescimento que não se sustente após a Copa de 2014. “O nosso propósito é dimensionar bem as condições não só para a Copa do Mundo mas para a real necessidade pós Copa, para que não tenhamos hotéis quebrando quando terminar o evento”.

A solução dos Cruzeiros beneficiará, principalmente, as cidades litorâneas, que terão sua economia ativada com os gastos de turistas de vários países que, poderão, ainda, viajar de uma cidade a outra nos intervalos dos jogos. Os navios, porém, não resolvem o problema de cidades-sede como Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá, que estão distantes de portos.

De acordo com Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo, a entidade trabalha para preparar, também, as 88 cidades localizadas no entorno das 12 capitais da Copa. A Confederação identificou 3.600 municípios com apelo turístico que poderão receber visitantes durante os jogos da Copa.

A importância de definir metas e datas para as obras necessárias é importante, afirmou o deputado Edinho Bez. "Se não tivermos planejamento e bons projetos as coisas não andam". Para o deputado Silvio Torres, que preside a Comissão de Fiscalização e Financeira, as discussões permitem o diagnóstico dos problemas e a fiscalização para evitar que os recursos disponibilizados para a Copa do Mundo de 2014 sejam mal aproveitados.

. [Foto:(da esquerda para a direita) - Cesar Gonçalves, Dep. Silvio Torres, Nelson Abreu e Ricardo Amaral].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira