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21/04/2007 - 08:47

Brasil recebe empresários da Polônia com o intuito de aumentar comércio e investimentos entre os dois países


Poloneses apresentam propostas para empresas brasileiras antes de chegarem ao país

As exportações brasileiras para a Polônia alcançaram US$ 299 milhões em 2006. Para incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países, a APEX-Brasil realiza em Brasília, no dia 24, às 11h, o Seminário de Investimentos e Negócios para a comitiva de empresários poloneses que chegou ao Brasil dia 19 de abril.

Liderada pelo presidente do Senado daquele país, Bogdan Borusewic, a delegação polonesa é composta de senadores, diretores de departamentos de vários ministérios, do vice-presidente da Câmara Nacional de Comercio da Polônia, jornalistas e 26 empresários, representantes dos setores de produtos químicos, plásticos, elétricos, mineração, máquinas e equipamentos, meio-ambiente, segurança, construção civil e alimentos.

Na programação da Missão estão previstos eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

No Seminário em Brasília, a comitiva polonesa conhecerá a expertise e o potencial exportador das empresas brasileiras de alimentos, bebidas e agronegócio; máquinas e equipamentos; moda; tecnologia e saúde, dentre outras. Por outro lado, os poloneses mostrarão aos empresários as principais potencialidades do país do Leste Europeu, que alcançou em 2006 um crescimento de 5,8 % no PIB e prevê para 2007 uma alta de 7%.

“A expectativa de incremento comercial é grande de ambos os lados. Do grupo de 26 empresas polonesas, 21 querem exportar para o Brasil, 11 declararam interesse em transferir know-how, 4 pretendem investir ou formar parcerias com empresas locais e 2 buscam no Brasil representantes comerciais”, explicou Gutemberg Uchoa, da Unidade de Investimentos da APEX-Brasil.

A APEX-Brasil se prepara para acompanhar e trabalhar paralelamente com empresários poloneses. A Agência busca cooperação mútua e aumento dos investimentos bilaterais. Isso já vem sendo feito, inclusive, com a instalação do Centro de Distribuição (CD) de produtos brasileiros em Varsóvia. Atividades no local foram iniciadas recentemente, mas apresentam um diferencial vantajoso: a aceitação de produtos alimentícios. E como a proposta é inédita entre os CDs já em operação, empresas exportadoras brasileiras do setor alimentício já se manifestaram para terem seu estoque local. O CD disponibiliza armazém (900 m2), escritórios, showroom e espaço para rodadas de negócios.

Intercâmbio comercial - Em 2006, as exportações brasileiras para a Polônia foram de US$ 299 milhões. No mesmo período, o Brasil importou da Polônia cerca de US$ 212 milhões, o que gerou um saldo positivo para a balança comercial brasileira de US$ 46 milhões. De janeiro a março deste ano, o Brasil exportou US$ 53 milhões (62,66% a mais que em 2006) e importou mais de US$ 65 milhões. Nos três primeiros meses deste ano, o intercâmbio comercial entre os dois países está superavitário para a Polônia em US$ 12,2 milhões. No mesmo período do ano passado, o saldo também ficou positivo para a Polônia (US$ 11,7 milhões).

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