Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 10:19

Petrobras Distribuidora leva literatura para deficientes visuais

Em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o Serviço Social do Comércio (SESC-Rio) e com as universidades UNI-Rio e UFRJ, a Petrobras Distribuidora promove o acesso a importantes obras da literatura brasileira a pessoas com deficiência visual, analfabetas e idosas, por meio do seu patrocínio ao Programa Livro Falado.

Com alcance nacional e internacional, até dezembro o projeto realizará a adaptação e disponibilização de livros de autores nacionais na internet para oito países de língua portuguesa; a digitalização do acervo de 500 horas de livros falados, originalmente gravados em fitas cassetes; e a reedição do "Livro Falado: Uma história para ler, gravar e ouvir", com dois mil exemplares impressos, mais dois mil gravados em CD e outros 908 em braile.

O programa terá um site na internet que direciona o acesso pelo áudio para que a pessoa com deficiência visual possa navegar de forma independente. Aqueles que possuem conhecimento e domínio de algum programa de voz sintetizada também podem navegar, e quem ainda não tem pode baixar gratuitamente um software específico, produzido pela UFRJ.

Além do Brasil, os sete países de língua portuguesa que terão acesso ao site são Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste, possibilitando a maior interação e troca de conhecimentos sobre a realidade das pessoas com deficiência visual.

"O apoio da BR ao Programa Livro Falado ressalta seu compromisso com a inclusão social ao colaborar com o enriquecimento intelectual desses grupos socialmente excluídos, por meio da facilitação de acesso aos audiolivros de obras ícones da cultura brasileira", afirma Alena Aló, gerente de Patrocínio e Eventos Corporativos da Petrobras Distribuidora.

Entre as obras digitalizadas, estão 280 livros de renomados autores brasileiros como Raquel de Queiroz, Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, entre outros.

O projeto disponibilizará ao Ministério da Cultura exemplares de cada material para composição de acervo e para bibliotecas indicadas pelo MinC, além de livros em tinta e em áudio para audiotecas e instituições voltadas para deficientes visuais do Brasil e dos países de língua portuguesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira