Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 10:20

Fundação Projeto Pescar participa da Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental

A Fundação Projeto Pescar marcará presença na Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, a ser realizada de 25 a 27 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A instituição tem como principal objetivo oportunizar a jovens, entre 16 e 19 anos, em situação econômica desfavorável, a capacitação para a iniciação profissional e para o desenvolvimento pessoal, certificando-os como Aprendizes (Programa Jovem Aprendiz Pescar). O curso gratuito, com mais de 800 horas-aula, é realizado nas empresas e organizações que mantém uma unidade do Projeto Pescar.

Ao total, mais de 13,7 mil jovens já passaram pelas 111 organizações franqueadas do Projeto Pescar, distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas, além de Brasília (DF). Há também oito unidades na Argentina e uma no Paraguai, onde a Tecnologia Social Pescar foi cedida e é gerenciada pelos próprios países.

No estado de São Paulo, possuem unidades franqueadas do Projeto Pescar as seguintes empresas: Lojas Renner | AGCO do Brasil | Beni-Car Comércio e Exportação de Veículos | Associação de Profissionais e Empresas de TI (APETI) | Fundação Abiótica Pelo Direito de Enxergar Direito | Fischer S.A (Matão, Bebedouro, Limeira e Nova Europa) | Vicunha Têxtil S.A | ZF do Brasil \ Metso Minerals .

Projeto Pescar - A Fundação Projeto Pescar (FPP) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais. O Projeto Pescar foi idealizado em 1976 pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck SA, revenda de máquinas e equipamentos rodoviários. Na época, a Linck montou uma Unidade com 15 jovens nas dependências da própria empresa e ofereceu o curso de Iniciação Profissional em Mecânica Geral Automotiva aos jovens selecionados. Com o surgimento da Fundação Projeto Pescar, instituída em 1995, um dos focos da entidade foi sensibilizar e envolver organizações no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes em risco social, por meio do exercício de uma profissão, para desta forma promover inclusão social deste público e inseri-los no mercado de trabalho formal. Este modelo de Tecnologia Social, Franquia Social Pescar, é pioneiro no Brasil.

A experiência do Projeto Pescar é compartilhada com as organizações franqueadas que mantêm suas próprias Unidades do Projeto Pescar e encaminham os jovens capacitados ao mercado de trabalho. Além de promover a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas áreas da indústria, comércio e da prestação de serviços, os jovens são estimulados a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.

Ao total, mais de 13 mil e 700 jovens já passaram pelas 111 franquias distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Brasília (DF). Há também oito Unidades na Argentina e uma no Paraguai, onde cada um destes países criou uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar, cedida a estes países. No Brasil, cerca de 70% dos jovens (entre meninos e meninas) preparados pelas Unidades do Projeto Pescar encontram uma colocação no mercado de trabalho logo após a sua formatura.

Nestes 33 anos dedicados à educação para a cidadania e à profissionalização para o mercado de trabalho, o Projeto Pescar já recebeu diversas premiações. Destacam-se o Prêmio Responsabilidade Social 2006, cedido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul 1998, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e o Prêmio Líderes & Vencedores 2007, da Federasul, o Prêmio Thereza Noronha conferido em 2008 pela Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) as instituições que se destacam na educação e o Prêmio ARF 2008 da Associação Riograndense de Fundações (ARF), na categoria Inovação em Gestão.

Jovem Aprendiz -O Projeto Pescar foi reconhecido como Programa de Aprendizagem pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Ministério do Trabalho, a partir da Delegacia Regional do Rio Grande do Sul. Com isso, ao participarem do Programa Jovem Aprendiz Pescar, as organizações franqueadas que mantêm Unidades, além de desenvolver um Projeto de responsabilidade social, podem também preencher suas cotas de aprendizagem (Lei n° 10.097/2000 - conhecida como Lei do Aprendiz).

Como um diferencial aos outros programas existentes, a Fundação desenvolveu seus próprios modelos de planos de curso e de contratos de Aprendizes, o que qualifica seu atendimento. Os programas dos 34 cursos nas áreas de serviços, indústria, comércio e agricultura abrangem 60% de desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% da parte técnica (prática) na área da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira