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22/08/2009 - 10:50

All e Standard investem em Terminal no Rio Grande do sul


Com investimento de R$ 1 milhão, Terminal em Cruz Alta possibilitará escoamento de contêineres reefer e dry pela malha da ALL até o Porto de Rio Grande.

Maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL (Bovespa: ALLL11) fechou parceria com a Standard Logística, única provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas presente nos três Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para operar o Terminal Intermodal em Cruz Alta (RS).

Com uma movimentação inicial de 300 contêineres/mês, chegando a 700 ctners até dezembro, o Terminal receberá investimento de R$ 1 milhão em infraestrutura logística. A operação deve iniciar em setembro, após conclusão de obras de adequação do terreno, instalação das tomadas para contêineres reefer e compra de equipamentos para movimentação. “A movimentação de contêineres é um dos focos da ALL para o ano. Investiremos cerca de R$ 55 milhões com parceiros, e prevemos crescer 100% neste volume. Em julho, começamos a operar com a Standard, o Terminal de Alto Taquari, e estão previstos para os próximos meses terminais em Ponta Grossa e Telêmaco Borba, no Paraná”, afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.

Os produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão embarcar as cargas pela ferrovia, saindo de Cruz Alta diretamente ao Porto de Rio Grande, pelo corredor ferroviário de 738 km. “Este será o sétimo Terminal da Standard na malha da ALL, pois acreditamos na ferrovia como um forte e vantajoso modal de transporte”, ressalta Alan Fuchs, diretor de Gestão da Standard. A Companhia, desde o início da parceria com a ALL, soma investimentos na ordem de R$ 70 milhões na implantação dos Terminais Intermodais.

“Com a nova estrutura a Standard reforça a presença no Rio Grande do Sul, que hoje, através do Terminal de Esteio, já movimenta mensalmente uma média de 500 contêineres pela malha ferroviária da ALL até o Porto de Rio Grande”, destaca Fuchs. Segundo o diretor, a aposta da Standard na ferrovia como aliada ao transporte de cargas acontece desde 2006, quando formalizou a aliança de movimentação de contêineres com a ALL, ligando o Terminal da Standard em Esteio/RS até o Tecon - Terminal de Contêineres do Rio Grande/RS.

Operação modelo – A movimentação de produtos frigorificados por ferrovia teve início em 2003, para o cliente Sadia, seguida por empresas como Frangosul, Seara, Perdigão, Big Frango e Jandelle. Desde então, a empresa cresceu mais de 20 vezes em volume de frigorificados, consolidando o sucesso desta operação.

A composição inicial dependia de um vagão gerador, conectado por meio de cabos elétricos aos contêineres, o que mantinha a carga refrigerada. Em 2006, a ALL aplicou uma nova solução que reduzia o consumo de diesel da operação. Hoje, cada um dos contêineres apresenta um cabo para se conectar a geradores distribuídos estrategicamente pela malha da ALL, o que dispensou a necessidade do vagão gerador e conseqüentemente reduziu o consumo de combustível.

Os contêineres recebem “reforço de frio” nos terminais e ainda contam com outros geradores em pontos de tráfego intenso, para prevenir eventualidades durante a operação.

Hoje, a ALL é uma das maiores operadoras de contêineres da América Latina, com volume previsto em mais de 120 mil TEUs para 2009. Atualmente, a companhia opera contêineres para os portos de Paranaguá, São Francisco, Rio Grande e Santos, com o início da operação do novo terminal de Alto Taquari, no Mato Grosso, também em parceria com a Standard.

Perfil da ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e na regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Atua como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais. Entre seus principais clientes estão empresas como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobras e Gerdau.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste) em 2006, incluiu em suas operações o Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.

Desde 2004, a ALL participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa. Em 2007, a empresa registrou receita bruta de R$ 2,38 bilhões e EBITDAR de R$ 1 bilhão e segue com o firme propósito de ser a melhor empresa de logística da América Latina.

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