Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Selo do Varejo 2006 será lançado no Rio de Janeiro

O Selo do Varejo 2006 vai premiar a empresa do setor de comércio varejista que mais se destacou em ações voltadas para a melhoria na qualidade de seus produtos e serviços, com foco na satisfação do cliente. O lançamento da quarta edição do Prêmio do Varejo acontecerá às 9h30 de segunda-feira, dia 13, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) – Rua da Candelária 9, 12º andar, Centro. A cerimônia contará com a presença do diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, e do presidente da ACRJ, Olavo Monteiro de Carvalho.

A iniciativa é resultado da parceria entre Sebrae/RJ e ACRJ e tem apoio da Coordenação de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) e da Prefeitura do Rio. O principal objetivo é promover as boas práticas no comércio varejista e incentivar a melhoria na qualidade dos serviços desse segmento do mercado, a partir da mobilização de novas estratégias que contribuam para a geração de emprego e renda no estado.

Perfil do prêmio - As inscrições são gratuitas e abertas a todos os segmentos do varejo, independentemente do porte da empresa, desde que possuam sede ou filial no Estado do Rio de Janeiro. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos para o curso MBA Executivo Varejo do Coppead/UFRJ, receberá uma placa alusiva ao prêmio, além de passar a estampar o logotipo do selo em suas atividades. Mais informações, regulamento e como se inscrever no site www.selodovarejo.com.br.

Nas edições anteriores, o prêmio contou com a participação de empresas como BR Distribuidora e Rei do Matte. As premiadas na categoria Micro e Pequena Empresa foram Rose Presentes (2003) e Linea HC (2004) e na categoria Média e Grande Empresa as contempladas foram Comercial Gerdau (2003) e Osklen (2004), Kraft Bikes (2005) e Drogaria Venâncio (2005).

As empresas concorrem em quesitos como estratégias de atendimento ao cliente, parcerias com fornecedores, cultura organizacional estável, análise da estratégia de crescimento da empresa por meio de fatores primordiais como análise de desempenho da empresa e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Critérios de avaliação - Entre os critérios analisados estão as práticas de relacionamento com o consumidor, como a existência de pesquisas de satisfação e de outros instrumentos para comunicação com o público (sites na internet, teleatendimento gratuito e caixa de sugestões) e o tratamento dado às sugestões e críticas dos consumidores/clientes. O processo de treinamento e desenvolvimento profissional dos funcionários também é levado em conta, bem como as atividades de responsabilidade social e ambiental realizadas pela empresa em seu segmento de negócio.

São avaliadas ainda ações sobre planejamento de vendas, relacionamentos comerciais com fornecedores e taxa de crescimento da empresa nos últimos três anos. Elas deverão apresentar os principais indicadores de desempenho que demonstrem a boa performance ou destaque da empresa em seu setor de negócios ao longo do ano. A evolução do número de empregos diretos e indiretos e de prestadores de serviços e a relação admissões/demissões também são consideradas pelos examinadores.

Pólo Gastronômico da Praça XV - Nesta edição, o Selo do Varejo ganhou uma dimensão maior. O prêmio está inserido no projeto do Pólo Histórico, Cultural e Gastronômico da Praça XV, que pretende aumentar a competitividade, a melhoria da produtividade, a atratividade local e a sustentabilidade das empresas, por meio da organização dos empreendimentos da região. A iniciativa também visa a preparar a área e as empresas para a comemoração dos 200 anos da chegada da Família Real com a abertura dos portos ao Brasil, celebrados em 2008.

O projeto compreende o polígono formado pelos seguintes trechos: partindo da Praça XV seguindo pela orla (Av. Presidente Kubitschek) até a Av. Presidente Vargas, por esta vai até a Rua da Quitanda, seguindo até a Av. Nilo Peçanha, incluindo a Praça do Expedicionário. A área inclui centros culturais, restaurantes e edificações históricas. O Pólo da Praça XV é uma parceria da ACRJ com a Prefeitura do Rio, Fecomércio/RJ, Sebrae/RJ, Senac Rio, SindRio e a comunidade empresarial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira