Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 11:17

Prominp oferece cursos preparatórios para candidatos à certificação técnica


Cursos preparatórios começam dia 31 de agosto no Rio de Janeiro e Macaé, só serão aceitas inscrições de candidatos cadastrados na Secretaria de Educação do Estado.

O Prominp, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vai oferecer, a partir do dia 31 de agosto, cursos técnicos preparatórios nas áreas de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Telecomunicações para os candidatos à certificação técnica da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) residentes nas cidades do Rio de Janeiro e Macaé.

O processo de Equivalência de Estudos e Experiência Profissional da Seeduc destina-se a profissionais que atuam comprovadamente no mercado de trabalho, mas não possuem formação técnica de nível médio. Após o cadastro na Secretaria, os candidatos que cumprirem os requisitos serão submetidos a uma prova que avalia conhecimentos teóricos e práticos relacionados à área em que possuem experiência. Os candidatos aprovados receberão um certificado de técnico de nível médio na habilitação solicitada, expedido pela Faetec.

Os cursos técnicos preparatórios do Prominp pretendem, portanto, aumentar o índice de aprovação dos candidatos cadastrados da Seeduc que aguardam a realização do exame de reconhecimento técnico. Os candidatos à certificação técnica com interesse em realizar o curso preparatório do Prominp podem se inscrever até o dia 26 de agosto nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) da rede Faetec no Rio de Janeiro e Macaé. As aulas iniciam no dia 31 de agosto.

Os cursos do Prominp são gratuitos. Neste primeiro ciclo, cerca de 700 candidatos já cadastrados na Seeduc serão capacitados em quatro habilitações: Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Telecomunicações. Das 660 vagas previstas, 450 são destinadas à cidade do Rio de Janeiro e 210 a Macaé. Os cursos possuem cinco meses de duração e serão ministrados em unidades da Faetec, no período noturno. Há previsão de abertura de novos ciclos de cursos preparatórios para atender ao contingente de profissionais cadastrados na Seeduc, que atualmente está na faixa de 1.700 pessoas. Mais informações sobre os próximos ciclos serão divulgadas oportunamente.

. [ Onde se inscrever (apenas candidatos já cadastrados na Seeduc).: Rio de Janeiro: Os interessados devem se dirigir à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) do Cetep Quintino, de 9h às 17h. O endereço é Rua Clarimundo de Melo, nº 847, Quintino. | . Macaé: O Cetep Macaé recebe as inscrições dos interessados, de 9h às 16h, na Rua J. Kopp, nº 133, Centro. | . No ato da matrícula os candidatos devem estar munidos dos documentos de identidade e CPF. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (21) 2332-4060 e (21) 2332-4107].

Benefícios da Certificação Técnica por Experiência Profissional - Desde 2006, a Seeduc e a Faetec trabalham em um programa de cooperação técnica que visa o reconhecimento da equivalência de estudos por experiência profissional, por meio de um processo de avaliação que comprove competências adquiridas pelo trabalho, regularizando a vida profissional dos que já atuam no mercado e não possuem a habilitação profissional técnica de nível médio. Com a elevação da escolaridade, aumentam as oportunidades de emprego desses profissionais que, apesar da experiência, encontram dificuldades para evoluir na carreira pela falta do diploma de técnico.

Assim, aqueles que desejam solicitar o reconhecimento de nível técnico deverão abrir processo no Protocolo Geral da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro ou nos Protocolos de qualquer Coordenadoria Regional de Educação. Os candidatos devem possuir o certificado de conclusão do Ensino Médio, morar do estado do Rio de Janeiro e ter comprovação de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional na habilitação solicitada. Mais informações pelos telefones (21) 2299-3631 ou 2299-3635 ou pelo e-mail mailto:[email protected]

Garantia legal - A Lei 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos artigos relacionados à educação profissional, apresenta a possibilidade de equivalência de estudos por experiência profissional. A valorização da experiência profissional adquire contornos que permitem, legalmente, que o conhecimento possa ser avaliado, reconhecido e certificado, para continuidade ou conclusão de estudos do trabalhador. Isso se reverte em melhoria da escolaridade e da empregabilidade de jovens e adultos e, ao mesmo tempo, favorece as condições de produção de bens e prestação de serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira