Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 11:21

Venda de imóveis novos deve expandir a partir da consolidação do mercado de usados

Segundo levantamento da MB Consultores os agentes envolvidos na cadeia imobiliária tenderão com o tempo a operar os dois mercados conjuntamente como uma operação só.

A hipótese, de acordo com o estudo da MB, é de que à medida que aumente a liquidez do mercado de imóveis usados (que pode ser medida pela maior facilidade nas vendas, menor deságio em face dos imóveis novos e maior facilidade na obtenção de crédito) amplie-se o potencial de venda de imóveis novos. Isso ocorreria basicamente por dois canais. Primeiro, ao aumentar a velocidade de venda de um imóvel usado, esse bem passaria a ser um ativo efetivo de um indivíduo para a compra de outro imóvel.

Um segundo canal seria usar esse imóvel como um instrumento de garantia para a obtenção de um financiamento. Embora isto não seja novidade, a maior liquidez no mercado de usados permitiria reduzir a diferença de preço entre apartamentos novos e usados, aumentando o valor do bem dado como garantia e assim, potencialmente, reduzindo o custo de financiamento do imóvel novo.

Para o Diretor de Relações com o Mercado da Companhia Província e Conselheiro da Abecip (Associação Brasileira de Crédito e Poupança), Camilo Fortuna Pires, “O comportamento do mercado nos últimos meses vem confirmando a tendência de utilização do imóvel usado como moeda de pagamento e de incremento para a venda de imóveis novos, haja vista a performance verificada no último semestre, quando os financiamentos dos imóveis usados responderam por 74% das vendas de imóveis prontos e de 42,4% do total dos imóveis (aquisição mais construção) financiados pelo SBPE (recursos exclusivos das cadernetas de poupança), correspondendo a comercialização de 52.570 imóveis usados, no período de seis meses”.

Acrescente-se a isto, uma sensível diminuição do número de novos lançamentos, principalmente dos imóveis com 3 e 4 dormitórios, o que poderá provocar uma valorização mais acentuada dos imóveis usados até que se verifique uma normalização das novas ofertas. “De qualquer forma, acreditamos que deverá ocorrer um aumento muito grande da procura por imóveis de menor preço, devido em grande parte ao efeito psicológico positivo e à sinergia que está sendo produzida com programa de governo “Minha Casa Minha Vida”, que poderá acarretar um aumento significativo do preço dos terrenos e dos imóveis em construção em todo o país, indicando que o momento mais favorável para a compra de um imóvel seja este e que a melhor opção para satisfazer esta necessidade é a compra de um imóvel usado, bem localizado”, avalia o especialista em crédito imobiliário.

Intitulado de “Uma Avaliação do Mercado Imobiliário no Brasil”, a MB Consultores fez um amplo levantamento sobre a evolução da demanda e da oferta de financiamento imobiliário no Brasil para os próximos cinco anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira