Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2009 - 11:38

Chery: chega ao Brasil a gigante automotiva chinesa

Presente em mais de 70 países, empresa inicia suas atividades em território nacional após meses de análise.

Fundada em 1997, na China, a montadora Chery desembarca no Brasil em 2009 após diversos estudos, que avaliaram o País como um mercado promissor para a fabricante. O projeto, oficializado pela matriz da empresa, é considerado de significado estratégico para a economia chinesa.

Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery tem 15 unidades produtivas em 11 países – China (4), Ucrânia (1), Tailândia (1), Vietnã (1), Síria (1), Rússia (1), Malásia (1), Uruguai (1), Indonésia (1), Egito (1) e Irã (2) –, fabrica mais de 17 modelos e emprega aproximadamente 22 mil funcionários em todo o mundo. Sua capacidade de produção anual é de 650 mil carros, 650 mil motores e 400 mil transmissões.

Ao longo de toda sua história, a fabricante coleciona recordes e marcas expressivas. Logo em seu primeiro ano de atuação no setor, em 2000, a companhia conseguiu a impressionante marca de 28 mil unidades vendidas.

Com resultados tão bons em pouco tempo de existência, a Chery garantiu posições de destaque na indústria automotiva da China. Atualmente, é a maior montadora 100% chinesa do país, líder em crescimento e campeã de vendas, com um total de 360 mil carros comercializados em 2008.

Chery International - Além de ser presença constante no Top 5 de vendas de veículos de passeio no mercado interno chinês, a Chery também conquistou importantes números no exterior, graças à implantação da estratégia “Go-to-market”.

Primeiro grupo chinês a exportar, em grande escala, veículos montados e em CKD - Completely Knocked Down, motores e tecnologias de produção, é a única fabricante de automóveis entre os 200 maiores exportadores da China pelo ranking do bureau que consolida os números de exportação, com 135 mil unidades comercializadas em 2008, frente a um total de 200 mil.

Desde o início de sua atuação no mercado internacional, em 2001, quando vendeu o primeiro lote para a Síria, já exportou 300 mil carros. Hoje, apenas oito anos depois, os produtos da marca estão presentes em mais de 70 países e o número de clientes estrangeiros passa de 400 mil.

Esse expressivo crescimento é resultado do investimento da Chery em qualidade, preocupação constante da empresa, que é a única montadora independente da China a receber cinco estrelas no teste de colisão do C-NCAP.

Expansão - Em 2009, a Chery dá mais um importante passo no processo de internacionalização. Disposta a aumentar ainda mais sua representatividade no mercado externo, adotou a estratégia que chamou de “Layout 2009”, com o objetivo de ampliar os canais de venda e continuar trabalhando na construção da primeira marca chinesa em vias de ser conhecida mundialmente.

Considerado um dos mercados-chave no setor de autoveículos, por conta do baixo índice de carros por pessoa – 7,4 habitantes por automóvel, de acordo com a Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o Brasil é parte estratégica dos planos da montadora.

Neste ano, a companhia chega ao País com uma ousada estratégia para conquistar os consumidores brasileiros, que além de serem bastante exigentes no quesito qualidade, buscam preços competitivos e carros econômicos, como os produzidos pela marca.

Os investimentos iniciais da fabricante no Brasil incluem a implantação da Rede Chery de concessionária, importação dos carros, campanha de divulgação da marca, lançamento do Chery Tiggo e construção de uma central de operações em Salto, interior paulista, que abriga show room, escritórios dos executivos da fabricante e estoque de peças.

O primeiro carro da empresa comercializado em território nacional é o Chery Tiggo, um SUV 4x2 de porte médio, com motor 2.0. Outros três modelos da marca – QQ, Face e o “new name” - ainda sem nome definido no Brasil, desembarcarão no País até o final do ano.

A expectativa de vendas do Chery Tiggo no Brasil em 2009 é da ordem de 2,5 mil unidades. Considerando os outros três modelos que serão apresentados ao mercado nacional ainda este ano, a fabricante espera vender 4,5 mil veículos. Em 2010, a expectativa é chegar aos 10 mil carros comercializados no País.

Com área reservada à imprensa, informações sobre a empresa, veículos e Rede Chery, o site oficial da montadora no Brasil (www.cherybrasil.com.br), entra no ar no próximo dia 21, após a apresentação do utilitário esportivo da marca, realizada em 20 de agosto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira