Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2009 - 12:15

Havan patrocina paratleta revelação de Brusque


Jovem nadador brusquense, que já conquistou medalhas em piscinas do Brasil e exterior, conta com o apoio da Havan para realizar o sonho de participar das Paraolimpíadas.

O jovem nadador deficiente visual revelação de Brusque, Matheus Rheine Corrêa de Souza, 16 anos, passa a contar com o patrocínio da Havan, a partir de sua próxima competição, na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico. Além de apoio financeiro mensal, a rede de lojas pagará as passagens aéreas do paratleta para Fortaleza (CE), onde compete nos dias 12 e 13 de setembro, com nadadores adultos.

Competir com paratletas experientes é apenas mais um desafio para Matheus, que coleciona títulos em campeonatos estaduais, nacionais e recentemente conquistou cinco medalhas pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos. Seu grande sonho, porém, é nadar nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012. O pai de Matheus, José Luis Rheine Lopes de Souza, procurou a direção da Havan para contribuir financeiramente com a busca da concretização deste grande objetivo. “O patrocínio da Havan vem sendo tudo neste momento. É muito difícil conseguir apoio ao esporte amador para deficientes no Brasil”, comenta o pai.

O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, acompanha a trajetória de sucesso de Matheus nas piscinas desde sua infância. “Este não é o primeiro atleta deficiente que patrocinamos. Mas esse menino, que está se destacando muito no esporte nacional e mundial, é um exemplo para todos nós e um orgulho para Brusque. Não fez de sua deficiência um problema e sim a oportunidade para ser um campeão”, frisa Hang.

Medalhas - As conquistas de Matheus, que integra a equipe Abain/Extreme Academida de Brusque, mostram que ele tem potencial para chegar à maior competição mundial do esporte. Em 2007 participou do Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro, em Brasília (DF), onde ganhou três medalhas de ouro. Em 2008, sua participação no Parajasc, que aconteceu em agosto na cidade de Chapecó (SC), rendeu mais três ouros. Um ano antes não competiu no Parajasc por falta de adversários.

Em 2009 participou da 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, em São Paulo, onde ganhou três medalhas de bronze e uma de prata, em maio. O bom desempenho garantiu sua participação nos Jogos Mundiais de Jovens da IBSA para Cegos e Deficientes Visuais, em Springs, nos EUA, em que competiu pela Seleção Brasileira, em julho. Matheus voltou ao Brasil com cinco das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil na natação, uma de bronze e quatro de prata.

Mais do que medalhas, Matheus conseguiu baixar consideravelmente seus tempos nas provas dos EUA. Nos 100 metros costas, por exemplo, diminuiu sete consideráveis segundos de sua marca anterior, que já o colocava entre os melhores paratletas brasileiros, ao lado de nadadores adultos.

Até o final do ano Matheus deve participar dos Jogos Parapanamericanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, em outubro; da 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, em Curitiba (PR), em novembro; das Paraolimpíadas Escolares, em Brasília (DF), em novembro; e do Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, entre novembro e dezembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Treinamento - Matheus, que é cego desde os primeiros dias de vida, não está contando apenas com seu talento natural para a natação para realizar o sonho de compor a Seleção Brasileira que participará das Paraolimpíadas de 2012. Para alcançar sua principal meta, o paratleta se submete a uma rotina de treinamentos intensa. Acompanhado de seu treinador, Bay, nada duas horas por dia, de segunda a sábado. Para reforçar a musculatura, pratica ainda uma hora de musculação, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, sob a supervisão do professor Rogério Branco.

“É preciso ter muita garra e persistência. Os treinos são puxados, mas a cada vitória vejo o sonho de participar das Paraolimpíadas mais perto da realidade”, enfatiza Matheus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira