Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2009 - 12:50

Paraná foi o maior exportador de frango de corte do país no mês de julho


No período, estado respondeu por 28,24% do total das exportações brasileiras de frango. Crescimento nas vendas externas reafirma a retomada do perfil exportador das indústrias avícolas paranaenses.

O mês de julho marcou o melhor momento para as exportações paranaenses de frango de corte até aqui no ano de 2009. Segundo levantamento do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), baseado em projeções da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), no mês passado as indústrias avícolas paranaenses comercializaram com o mercado externo 86.272.528 quilos de frango – o melhor em sete meses do ano. Com esse desempenho, o Paraná respondeu por 28,24% do total de exportações brasileiras no período – em julho, o Brasil exportou 305.461.462 quilos de frango. Em faturamento com as exportações o Paraná também teve o seu melhor rendimento no ano. Em julho, as indústrias somaram ganhos de 133.926.843 dólares com as vendas externas.

O rendimento do Paraná em volume de exportações no mês de julho foi o melhor do país, ultrapassando Santa Catarina, que divide com o estado o posto de principais exportadores brasileiros de frango de corte. No mês passado, as indústrias catarinenses exportaram 75.501.536 quilos de frango.

De acordo com o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, o desempenho das indústrias paranaenses reflete a retomada do perfil exportador das indústrias avícolas do estado. Ele também explica que essa recuperação de mercado traz otimismo para o segmento, que prevê crescimento de até 10% nas exportações neste segundo semestre do ano. “Mesmo com o cenário de crise na economia mundial, a avicultura do Paraná já retomou o seu perfil de exportadora. O setor está fortalecido, com os mercados interno e externo respondendo pela demanda estável verificada pelas indústrias”, explica.

Recuperação no ano - A retomada nas exportações mostra a recuperação da avicultura após o período de crise econômica. Em julho, o desempenho das exportações paranaenses foi 7,14% superior em volume comparado com o total exportado em junho.

Segundo Domingos Martins, a previsão é de que até o mês de setembro deste ano o segmento volte a comercializar em patamares antes da crise, ou seja, no volume e faturamento obtidos até os meses de agosto e setembro do ano passado – cerca de 85 milhões de quilos, em média. “Com isso, projetamos na retomada da atividade e apostamos que em 2010 haja crescimento entre 15% a 20% de toda a cadeia”, afirma o presidente do Sindiavipar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira