Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2009 - 13:07

Como tornar o transporte público mais seguro

Ônibus e trens garantem maior segurança aos passageiros e funcionários com a instalação de sistema de câmeras IP.

As autoridades de transportes estão passando por grande pressão para proporcionar um ambiente mais seguro e protegido aos passageiros e funcionários. Como resultado, há uma demanda crescente por vigilância eficaz por vídeo em ônibus e trens utilizados no transporte público e em distritos escolares.

Ao escolher uma solução de vídeo em rede, companhias de transporte se beneficiam da tecnologia mais avançada em vigilância por vídeo, incluindo câmeras desenvolvidas especialmente para vigilância a bordo.

O acesso a vídeo de alta qualidade é a chave para descobrir o que realmente aconteceu dentro ou fora do ônibus ou do trem. Uma solução de Vigilância IP baseada em câmeras e gravadores de vídeo em rede (NVRs) proporcionará uma alta qualidade da imagem em vídeo em tempo real e gravado. Além disso, as imagens podem ser facilmente compartilhadas e acessadas várias vezes sem perda de qualidade.

O segredo está na capacidade de alta resolução e na tecnologia de varredura progressiva das câmeras em rede. Todo vídeo armazenado possui resolução de 640 x 480 pixels, no mínimo, o que é mais do que o padrão 2CIF geralmente oferecido por sistemas de câmeras analógicos, já obsoletos. As câmeras em rede com resolução em megapixel proporcionam ainda mais detalhes e informações.

A tecnologia de varredura progressiva proporciona imagens mais nítidas de pessoas e objetos em movimento, tornando mais fácil a identificação de indivíduos e, conseqüentemente, diminuindo o tempo de investigação. O vídeo armazenado também proporciona uma visão clara do que aconteceu antes, durante e depois do incidente.

Sistema econômico e flexível -As soluções de vigilância por vídeo em rede se baseiam em padrões de Internet Protocol (IP – protocolo de internet) abertos. Isso possibilita a utilização da infraestrutura de rede IP, ao invés de sistemas e dispositivos proprietários, como no caso de soluções de circuito fechado (CFTV) analógicas. Também é possível fornecer energia às câmeras pelo mesmo cabo que transporta vídeo da câmera ao gravador de vídeo em rede (NVR). Essa solução, denominada Power over Ethernet, elimina a necessidade de um cabo de alimentação separado e economiza custos de instalação e cabeamento. É necessário um único cabo para a instalação da câmera em rede a bordo, eliminando a necessidade de um cabo de alimentação de energia separado.

Com as câmeras IP, é possível atingir a alta qualidade de imagem, redução de vandalismo e pichação, maior segurança, redução de ações judiciais e menor tempo de investigação.

Câmeras dedicadas para instalações a bordo - Para a vigilância móvel, a Axis desenvolveu um modelo de câmera especialmente projetado para atender às exigências do difícil ambiente a bordo de ônibus e trens. As câmeras são resistentes à vibração, poeira e umidade e possuem um aquecedor embutido para garantir total funcionalidade a baixas temperaturas.

Os operadores também podem se beneficiar do Alarme Ativo contra Violações, que envia automaticamente um alerta se alguém estiver manipulando a câmera, por exemplo, pintando com spray ou cobrindo a lente com um objeto. Esse alarme ajuda a garantir que as câmeras estarão sempre totalmente operacionais.

Acesso rápido a vídeo - O vídeo é gravado e armazenado em um gravador de vídeo em rede (NVR) a bordo do veículo. A partir daí, as gravações podem ser facilmente transferidas a um banco de armazenamento centralizado através de uma rede sem fio, que pode estar disponível ao longo da rota, em estações, pátios de trânsito ou portos de serviço. As tecnologias sem fio em rápido desenvolvimento também possibilitam o monitoramento em tempo real de incidentes veiculares e resposta imediata a alarmes.

Tecnologia comprovada em sistemas de larga escala - As câmeras em rede da Axis foram instaladas com sucesso em milhares de ônibus e trens, incluindo o metrô de Moscou e os ônibus de Estocolmo. As câmeras dentro dos veículos de transporte intimidam o vandalismo e a criminalidade e também protegem o operador de ações judiciais desonestas. As soluções de Vigilância IP da Axis ajudam a criar um ambiente de transportes mais seguro e protegido.

As câmeras em rede para a área de transporte são do modelo AXIS 209 e medem somente 4 cm de altura por 10 cm de largura. Esse design é bastante compacto e discreto, além de contar com bordas arredondadas que tornam essas câmeras ideais para montagem dentro dos ônibus e trens.

. Por: Artigo desenvolvido pela Equipe Técnica da Axis Communications – matriz Suécia: Axis Communications - Fundada em 1984, na Suécia, a Axis Communications é uma empresa de TI que oferece soluções de vídeo para ambientes de rede em instalações profissionais. Líder mundial em seu segmento, a companhia orienta a mudança do vídeo analógico para digital com produtos e soluções focados em vigilância e monitoramento remoto.

A Axis opera globalmente com escritórios próprios em mais de 20 países e em parceria com distribuidores, integradores de sistemas e via parceiros OEM em 70 países. Os mercados fora da Suécia respondem por mais de 95% das vendas e mais de 3 milhões de câmeras já foram vendidas em todo mundo.

Atualmente, suas soluções são distribuídas no país pela CNT Brasil, Anixter e Network1. | www.axis.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira