Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2009 - 13:11

Expointer 2009 recebe projeto comprador da vertical de agronegócios

Empresas brasileiras da vertical de agronegócios do Brazil IT e compradores internacionais convidados buscam acordos comerciais

São Paulo - Em mais uma iniciativa do Brazil IT, a SOFTEX (www.softex.br) e a Apex Brasil (www.apexbrasil.com.br), com o apoio da Softsul e do Sebrae-RS, promovem entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, o Projeto Comprador da recém-criada vertical de agronegócios.

O evento reunirá durante a Expointer 2009 (www.expointer.rs.gov.br/site2009), uma das maiores mostras agropecuárias da América Latina, empresas desenvolvedoras de soluções para o setor, compradores internacionais, potenciais parceiros e formadores de opinião. A proposta do encontro é fomentar acordos de negócios e ampliar o conhecimento sobre esse mercado nos países do MERCOSUL, foco central da ação.

“Em todo o mundo, inclusive no Brasil, o setor agropecuário está investindo em informatização da cadeia produtiva. As sete companhias integrantes da vertical, além de oferecem um amplo portfólio de produtos, já estão maduras para atuarem no mercado global”, explicam Vanda Scartezini e Aline Cardoso Barabinot, consultoras da SOFTEX, ressaltando que a 32ª edição da Expointer receberá expositores da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Equador, Reino Unido, Peru e Uruguai.

Entre as principais soluções brasileiras para o segmento estão ferramentas para o rastreamento de bovinos, produção de açúcar e etanol; aperfeiçoamento genético de ovinos e gerenciamento do processo produtivo das lavouras agrícolas. “Vale destacar que as fazendas informatizadas com as soluções desse grupo apresentaram expressivos ganhos de competitividade. Além disso, economizaram recursos naturais e superaram barreiras impostas pelo protecionismo de alguns mercados importadores de produtos agropecuários”, acrescenta Aline Barabinot.

“Nossa capacitação nesse setor estratégico nos motivou a criar dentro do Brazil IT uma vertical específica para reunir as empresas desenvolvedoras, que contarão com consultoras especializadas e poderão atuar em conjunto na estruturação de uma estratégia comum para exportação”, analisa Djalma Petit, diretor de Mercado da SOFTEX.

Para o Projeto Comprador estão confirmadas as participações de executivos da Azucarera Paraguaya (AZPA), empresa líder no segmento sucro-alcooleiro paraguaio; da CALMER, cooperativa uruguaia de produtores agrícolas; da CRESUD, empresa líder no setor agropecuário argentino; e da Sociedad de Criadores de Texel de Uruguay, principal associação de produtores de ovinos dessa raça daquele país.

A programação inclui workshops, palestras, apresentações à imprensa internacional e clientes, além de rodadas de negócios. A partir da parceria firmada com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS), os participantes do Projeto Comprador também terão a oportunidade de agendar reuniões com os compradores estrangeiros por eles convidados e também de se encontrar com os jornalistas internacionais credenciados para a cobertura da mostra.

Ainda este ano as empresas da vertical de Agronegócios participarão do Congresso da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBI Agro), em setembro, e também da Agritechnica, em novembro, na Alemanha. “Esse evento será particularmente importante para mapearmos as demandas e as oportunidades de negócios na Europa. Utilizaremos os dados coletados para a estruturação de uma estratégia que nos permita, no menor espaço de tempo possível, exportar nossas soluções para o mercado europeu”, conclui Vanda Scartezini.

. [Informações adicionais e inscrições pelo e-mail [email protected]].

SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e pri vadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, ABINNEE, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, Fenadados, Fenainfo, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SE BRAE.

APEX-Brasil (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira