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24/04/2007 - 07:41

Novos terminais ampliam capacidade de geração de negócios nos Portos de Suape e Recife

São Paulo - Com a expansão das atividades nos portos pernambucanos, o Governo de Pernambuco estuda a instalação de novos terminais para atender às demandas do setor industrial e do turismo. O Complexo de Suape deverá receber um terminal de granéis sólidos e um de açúcar, enquanto o Porto do Recife estuda a implantação de um terminal de logística pesqueira e um novo terminal de passageiros.

O terminal de granéis sólidos fechará um ciclo em Suape, que passará a operar com todo tipo de carga. O complexo já recebeu propostas da CFN e da Bunge para a construção do terminal, que ficará localizado próximo ao Cais 4. O projeto gira na casa dos R$ 250 milhões. Além de operar para as empresas que já estão sediadas em Suape, o terminal também serviria para as atividades de exportação dos grãos produzidos no oeste da Bahia e no sul do Piauí.

Ainda em Suape, o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar) e a trading inglesa ED & F Man estudam a instalação de um terminal com capacidade de armazenagem de 120 mil toneladas. O projeto é um investimento de R$ 85 milhões e é mais um passo para tornar Suape o principal hub port do Nordeste.

No Recife, a administração do porto já se reuniu com os representantes do setor do turismo para discutir a localização do novo terminal de passageiros, que deve ficar entre os terminais 6 e 8, ampliando a capacidade de desembarque de turistas por via marítima na capital pernambucana. A previsão é que a obra, orçada em R$ 6 milhões, tenha início em agosto.

Outro projeto discutido na unidade do Recife é o terminal logístico pesqueiro. O terminal logístico pesqueiro nasceu de uma articulação com o Governo da Galícia (Espanha), a partir da Missão Empresarial de Pernambuco à Europa. O projeto prevê, num primeiro módulo, o trabalho de logística para o apoio a cerca de 130 embarcações européias que pescam em águas internacionais no hemisfério sul, já que o ponto mais próximo à costa européia utilizado atualmente é o do Porto de Montevidéu. No futuro, deve ser instalada uma indústria de processamento do pescado. A previsão é de gerar 1.024 empregos diretos e 8 mil indiretos.

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