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26/08/2009 - 09:29

Setor de beleza cresce no Brasil

Da venda de cosméticos aos mais complexos serviços oferecidos pelos salões de beleza, o segmento é um dos mais promissores para quem quer mudar de vida e ter seu próprio negócio

Depois de atuar durante anos como auxiliar de serviços gerais em uma escola, Ana Cristina Ribeiro dos Santos, de 29 anos, decidiu que era hora de investir em seu sonho e montar seu próprio negócio. Casada e mãe de três filhos, Ana Cristina resolveu seguir a profissão de cabeleireira e micro empresária. Pediu demissão, matriculou-se no curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze e montou um salão de beleza em sua casa. Lá, ela oferece corte, hidratação e pintura - disciplinas que já completou no curso. Com dois meses de existência, o salão possui cerca 20 clientes fixos e a renda gerada já é maior do que no emprego anterior.

“Estou realizando um sonho muito antigo. Sempre quis ser cabeleireira e agora resolvi levar isso adiante. Estou muito satisfeita com o resultado. Busquei uma profissionalização, já posso garantir uma renda maior e ainda tenho tempo para cuidar da minha casa e da minha família”, explica.

A preocupação com a beleza tem gerado muitas oportunidades de trabalho como no caso de Ana Cristina. Os brasileiros estão entre os povos mais vaidosos do mundo e tal comportamento se reflete de maneira positiva na economia. Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) mostram que o setor de beleza cresceu 18% no primeiro semestre deste ano. A tendência promissora do segmento é confirmada por um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que indicou crescimento de 25,8% entre as franquias de beleza, em 2008.

Entre os fatores que contribuem para o bom desempenho do setor está a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, embora cada vez mais um percentual maior de homens esteja interessado em investir no segmento. A longevidade da população, a boa aparência para o mercado de trabalho e o medo de envelhecer também são preocupações que têm estimulado os investimentos em beleza.

Tantas necessidades exigem profissionais qualificados para atendê-las. Considerada uma das maiores e mais respeitadas redes de cursos profissionalizantes da área de beleza, o Instituto Embelleze – fruto da parceria entre as marcas Microlins e Embelleze –, forma profissionais completos para atuar em salões de beleza ou realizar seu próprio negócio. A programação é ampla e inclui cursos como cabeleireiro profissional, penteados, maquiagem, depilação, manicure e especialização.

De acordo com José Carlos Semenzato, membro do conselho do Instituto Embelleze, a formação na instituição é totalmente voltada à prática das profissões e ao empreendedorismo. “Nós levamos a realidade para as salas de aula. Em cada curso, ensinamos e estimulamos a evolução do aluno, o empreendedorismo e sugerimos caminhos a seguir. A qualificação profissional e empreendedora é o que faz gerar mais negócios, mais empregos e mais renda para a população brasileira”, explica Semenzato.

Atualmente, o Instituto Embelleze possui cerca de 84 mil alunos nas 225 franquias distribuídas pelo país.

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