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26/08/2009 - 09:35

PepsiCo assina Compromisso Público que muda a publicidade infantil no Brasil

São Paulo – A PepsiCo assinou hoje o Compromisso Público (Pledge) que estabelece mudanças na publicidade de alimentos e bebidas dirigida a crianças no Brasil, em televisão, materiais impressos e Internet. As novas regras entrarão em vigor até o dia 1º de janeiro de 2010.

O acordo está em linha com iniciativas aplicadas na União Européia e países como Canadá e Estados Unidos, mas destaca-se no Brasil por abranger o maior número de empresas participantes em relação aos compromissos globais. Além da PepsiCo, também fazem parte do compromisso AmBev, Batavo, Bob’s, Burger King, Cadbury, Coca-Cola, Danone, Elegê, Ferrero, Garoto, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg’s, Kraft Foods, Mars, McDonald’s, Nestlé, Parmalat, Perdigão, Sadia, Schincariol e Unilever.

“A PepsiCo defende o marketing responsável em todos os seus mercados de atuação, e isso inclui o marketing dirigido a crianças. Somos adeptos a códigos globais amplamente aceitos, como aqueles estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional. Além disso, somos signatários de Compromissos Públicos (Pledges) em outros países e regiões. Agora é a vez do Brasil”, diz Otto Von Sothen, Presidente da PepsiCo Brasil, Divisão de Alimentos.

As empresas participantes serão responsáveis pela elaboração e divulgação de suas próprias políticas de publicidade para crianças, com base em alguns critérios mínimos já acordados entre elas e descritos no Compromisso Público: . Não fazer, para crianças abaixo de 12 anos, publicidade de alimentos ou bebidas; com exceção de produtos cujo perfil nutricional atenda a critérios específicos baseados em evidências científicas.

. Os critérios mencionados serão adotados específica e individualmente pelas empresas signatárias.

. Para efeito desse compromisso, as limitações são para inserções publicitárias em televisão, rádio, mídia impressa ou internet que tenham 50% ou mais de audiência constituída por crianças de menos de 12 anos.

. Nas escolas, não realizar, para crianças com menos de 12 anos, qualquer tipo de promoção com caráter comercial relacionada a alimentos ou bebidas que não atendam aos critérios descritos anteriormente, exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola para propósitos educacionais ou esportivos.

. Promover no contexto de seu material publicitário e promocional, quando aplicável, práticas e hábitos saudáveis, tais como a adoção de alimentação balanceada e/ou a realização de atividades físicas.

A PepsiCo publicará seu compromisso individual de publicidade ao longo de 2009 através de seu site [ www.pepsico.com.br], que tem como propósito ajudar os consumidores na adoção de um estilo de vida mais saudável, motivando-os e educando-os a fazerem escolhas conscientes e saudáveis.

“O compromisso PepsiCo com o marketing responsável caminha lado a lado com os investimentos que a PepsiCo está fazendo em pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas ao contínuo aperfeiçoamento nutricional dos nossos produtos no Brasil”, finaliza Paulo Campbell, Presidente da PepsiCo Brasil, Divisão de Bebidas.

Perfil: A PepsiCo oferece o portfólio mais completo de bebidas e alimentos, com marcas de grande reconhecimento, incluindo 18 diferentes linhas de produto que geram mais de US$ 1 bilhão em vendas anualmente, no mundo todo. Nossas marcas globais – Frito-Lay, Quaker, Pepsi-Cola, Tropicana e Gatorade – somam centenas de produtos que levam alimentos e bebidas de qualidade, sabor e saúde para consumidores em mais de 200 países. Com faturamento global de mais de US$ 43 bilhões em 2008, a PepsiCo emprega mundialmente aproximadamente 200.000 funcionários, unidos pelo compromisso único de crescimento sustentável, chamado de Performance com Propósito. Ao trabalhar para oferecer escolhas de produtos saudáveis, convenientes e divertidos, reduzindo o impacto ambiental e alimentando uma cultura de trabalho de diversidade e inclusão, a PepsiCo equilibra seus fortes retornos financeiros com a devolução do bem para a sociedade.

A companhia tem feito parte da vida e do dia-a-dia dos brasileiros desde 1953 através de marcas preferidas e líderes de mercado como Elma Chips e Lucky (salty snacks), Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (achocolatados), Coqueiro (pescados), Gatorade e Propel (bebidas esportivas), Lipton (chá pronto/ JV com Unilever), H2OH e Pepsi-Cola (bebidas carbonatadas).

No Brasil, a PepsiCo conta com 12 plantas estrategicamente localizadas em todo o território nacional, quase 100 filiais de vendas e com o trabalho de nove mil funcionários. Para a linha de bebidas, uma sólida parceria de longo prazo com a AmBev responsável por produzir e distribuir suas marcas de qualidade em todo território nacional. [www.pepsico.com.br ou www.pepsico.com]

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