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26/08/2009 - 09:37

Propaganda on-line está ao mesmo nível da propaganda televisiva, revela pesquisa da comScore/dunnhumbyUSA

A classificação demonstra crescimento das vendas varejistas de marcas de bens de consumo, assunto, aliás, que o chairmain e co-fundador da comScore Gian Fulgoni vai apresentar a efetividade da publicidade online na Digital Age em São Paulo na no dia 27 de agosto (quinta-feira).

Reston, Virginia - comScore, Inc. (Nasdaq: SCOR), líder na medição do mundo digital, em parceria com a dunnhumbyUSA, líder internacional no desenvolvimento de vendas e valor de marcas de bens de consumo e empresas varejistas, publicou no dia 25 de agosto (terça-feira),os resultados de uma série antecipada de estudos que realizou sobre a efetividade da propaganda on-line no desenvolvimento de vendas varejistas de bens de consumo (CPG), revelando que a Internet pode ser um meio publicitário tão efetivo como a televisão. Durante doze semanas, campanhas de publicidade on-line com um alcance médio de 40 por cento do seu segmento objetivo, fizeram crescer as vendas varejistas das marcas divulgadas em média de 9 por cento. Isto se compara com um aumento médio de 8 por cento para a propaganda televisiva, segundo a medição da Information Resources, Inc. (IRI) e publicada no seu trabalho de pesquisa original "How Advertising Works (Como funciona a propaganda)".

Aumento nas vendas off-line da propaganda de marcas CPG Comparação entre televisão e Internet Total EUA. Fonte: Information Resources, Inc. e comScore, Inc


…........................................................................TV.................................Internet

….........................................................................IRI)................. …....(comScore)

Aumento das vendas............................................+8%.............................+9%

….............................................................durante 12 meses.....................durante 3 meses

Percentual de campanhas que mostram aumento
estatisticamente significativo …........................ …...36%...................................80%

A pesquisa da comScore dunnhumbyUSA foi realizada examinando o comportamento de compras varejistas de membros do painel da comScore de 2 milhões de usuários da Internet, os quais deram permissão explicitamente a comScore monitorar seu comportamento on-line. O estudo se focalizou nos 200.000 participantes da comScore e dunnhumbyUSA que eram membros de programas de lealdade de supermercados e cujo comportamento de compra varejista foi medido mediante código de barras de ponto de venda, quando os participantes apresentavam seus cartões de membros nas filas de pagamento dos supermercados participantes. Ao comparar as compras varejistas dos participantes da comScore que estiveram expostos a campanhas de propaganda on-line para uma variedade de marcas CPG com o comportamento de compra de participantes de "controle" que não estiveram expostos a tais campanhas, a comScore pôde isolar o impacto das campanhas publicitárias no aumento das vendas varejistas das marcas divulgadas. Os grupos de participantes de controle foram selecionados para que fossem demograficamente e comportamentalmente similares aos participantes expostos antes do início das campanhas. O uso de um design analítico é habitual na pesquisa de mídia e ajuda a garantir que o impacto das campanhas publicitárias em avaliação possa ser isolado e medido com precisão.

Nos estudos da comScore dunnhumby, foram examinadas campanhas publicitárias para marcas em uma grande variedade de categorias de produtos CPG, incluindo cereais, mistura para biscoitos, pizzas, sucos, barrinhas de granola, massas, chá, desodorantes e pastas de dentes. As campanhas publicitárias apresentavam gráficos, incluindo propagandas e banners estáticos e, de igual forma, mídia rica.

Durante o período de três meses, a comScore observou que este tipos de campanhas publicitárias foram capazes de aumentar as vendas das marcas divulgadas nos supermercados varejistas em uma media de 9 por cento. Aproximadamente, 80 por cento das campanhas publicitárias on-line analisadas resultaram em aumentos estatisticamente significativos nas vendas das marcas divulgadas.

Os resultados da comScore dunnhumbyUSA foram comparados com estudos da efetividade da propaganda televisiva realizados pela IRI usando seu sistema patenteado BehaviorScan(R). Este sistema é capaz de variar a propaganda televisiva vista pelos participantes da IRI que aceitaram mostrar os cartões de identificação ao pagar nas lojas varejistas participantes. Ao excluir a propaganda televisiva entre um grupo de participantes e permitindo que ela flua diretamente a outros, a IRI pode isolar e medir a efetividade da propaganda televisiva no aumento das vendas varejistas. A IRI publicou os resultados de 73 estudos similares no seu trabalho de pesquisa original "How Advertising Works (Como funciona a propaganda)" demonstrando que 36 por cento dos estudos produziram um aumento estatisticamente significativo nas vendas da loja. Através de todos os testes realizados, o aumento médio em vendas que pode ser atribuído ao impacto da propaganda televisiva foi de aproximadamente 8 por cento durante o período de um ano.

Segundo Gian Fulgioni, diretor executivo da comScore: "Estes resultados antecipados confirmam a capacidade da propaganda on-line para desenvolver com sucesso as vendas varejistas de marcas CPG, de igual forma o impacto da propaganda televisiva. É provável que a capacidade mais precisa de seleção de audiência da Internet -- especialmente em termos de chegar com precisão ao segmento demográfico desejado -- seja uma razão chave para sua efetividade. Isto tem muito sentido, mas quando se considera o fato de que a propaganda on-line é, geralmente, menos cara que a televisiva, estes resultados ganham uma importância ainda maior".

"Os resultados do estudo representam notícias muito animadoras para marqueteiros de CPG on-line e off-line, porque os dados confirmam a capacidade do marketing on-line para impulsionar resultados off-line nas prateleiras", segundo Bill Pearce, Vice-presidente Executivo Sênior e Diretor de Marketing da Del Monte Foods. "Estes são precisamente os tipos de estudos persuasíveis que estamos buscando na Del Monte, já que o mundo digital representa um papel crescente na nossa estratégia de marketing".

"O trabalho da comScore e dunnhumbyUSA para entender a efetividade da propaganda on-line, em relação à televisão, é incomparável ao ajudar os marqueteiros a compreender a efetividade além do clique", segundo Theresa LaMontagne SVP, Diretora de Análise de Dados e Perspectivas da Carat.

"Mesmo não havendo nenhuma dúvida de que a propaganda pode aumentar as vendas, medir esse efeito é muito difícil. A sólida metodologia da comScore e dunnhumbyUSA alcançou, sem dúvida alguma, esse objetivo e colocam a propaganda gráfica on-line no distinguido clube de mídia que podem gerar vendas mensuráveis a curto prazo e desenvolver marcas a longo prazo", complementou Hernán López, diretor de Operações da Fox International Channels e dot.Fox Networks.

Sunil Garga, Diretor da Mphasize, uma empresa especializada em marketing e análise de mídia e co-fundador da MMA, empresa que atualmente faz parte da Aegis Group Plc., disse: "Na nossa experiência baseada no uso de modelos mistos de mercado para analisar a contribuição da televisão no impulso das vendas, o aumento típico proveniente da propaganda televisiva é ao redor de 6 a 8 por cento.

O professor Yoram (Jerry) Wind, Professor Emérito de Marketing e diretor do SEI Center for Advanced Studies in Management da Escola de Negócios Wharton comentou: "Estes são resultados muito valiosos com implicações significativas para cada anunciante da CPG e um grande exemplo do valor e poder da experimentação".

A comScore vai estar na Digital Age - O chairmain e co-fundador da comScore, Gian Fulgoni, vai palestrar na Digital Age na próxima Quinta-feira, dia 27 de agosto. A conferência vai acontecer no hotel WTC Sheraton em São Paulo. O Sr. Fulgone dará um insight profundo sobre como a propaganda online realmente funciona, apresentando resultados de pesquisa de click through e também vai falar um pouco sobre como a propaganda online pode gerar awareness para as marcas e retorno de investimento (ROI).

Mais informações sobre os últimos eventos e webinars da comScore, por favor visite o link: http://www.comscore.com/Press_Events/Events_Webinars .

comScore, Inc. (Nasdaq: SCOR) é líder mundial na medição do mundo digital e fonte preferida de inteligência digital para marketing.[ site www.comscore.com/companyinfo] .

A dunnhumbyUSA combina capacidades comprovadas com grandes ideáis para encontrar pistas e padrões sobre o que os clientes estão comprando e por que estão comprando. A dunnhumbyUSA transforma estas perspectivas em estratégias acionáveis que causam um crescimento impressionante e uma lealdade sustentável, melhorando, por último, o valor da marca e a experiência do cliente. A dunnhumbyUSA é um empreendimento conjunto entre a The Kroger Company e dunnhumby com sede em Londres. Empregando mais de 300 pessoas em Cincinnati, Atlanta, Chicago, Minneapolis e Nova Iorque, a dunnhumbyUSA presta serviços para uma prestigiosa lista de empresas, incluindo a Kroger, Macy's, Coca-Cola, General Mills, Kimberly-Clark, PepsiCo, Procter & Gamble e The Home Depot. A dunnhumbyUSA foi reconhecida por três anos consecutivos como um Melhor Lugar para Trabalhar e uma das empresas de crescimento mais rápido em Cincinnati pelo The Business Courier. [site www.dunnhumby.com] | Por: PR Newswire

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