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26/08/2009 - 09:38

Como evitar que vibrações e ruídos de trens incomodem a vizinhança

Ieme leva sua experiência no setor para a 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Morar ou trabalhar próximo a linhas de trem e metrô pode ser um transtorno em função das vibrações e dos ruídos emitidos pela passagem dos veículos. A Ieme Brasil Engenharia Consultiva é especialista em evitar que esse problema aconteça. A empresa atua em projetos que atenuam vibrações e ruídos no entorno das linhas férreas, e foi responsável por livrar de vibrações e ruídos 15 quilômetros da linha verde do metrô de São Paulo.

A Ieme leva sua experiência para a 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece de 25 a 28 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento reúne as maiores empresas do setor para discutir a situação atual e o futuro do transporte público sobre trilhos

“O transporte urbano é de extrema importância para a população de uma cidade, mas nem por isso pode causar problemas secundários como a vibração que pode enfraquecer as estruturas e o ruído que incomoda a vizinhança”, acredita Marco Juliani, diretor da Ieme. O engenheiro explica que o problema pode ser evitado com planejamento.

A empresa desenvolveu o método Vibrações de Vias Permanentes - Ieme Brasil (VVP-IEME), que utiliza técnicas experimentais, empíricas e teóricas para quantificar os efeitos produzidos pelo tráfego dos veículos sobre trilhos. No início do processo é realizado um mapeamento do entorno da linha de trem ou metrô para levantar os tipos de construções que existem na área.

Em seguida são feitas simulações para calcular a forma como essas construções serão afetadas pela circulação dos veículos. “Identificamos também os possíveis pontos notáveis, áreas que não podem ser afetadas por vibrações ou ruídos, como hospitais e teatros”, explica Juliani. A Ieme sugere então a aplicação de apoios nos pontos mais críticos da linha, um sistema de atenuação de vibrações chamado massa mola.

O sistema de apoio é composto por uma laje flutuante apoiada em bases elastoméricas, compostas por um material semelhante à borracha que propicia a redução de ruídos e vibrações. “O material adere bem a diversas superfícies poliméricas, como aço, alumínio e concreto, é muito resistente e mantém suas propriedades inalteradas em temperaturas variando de - 40 a 110°C”, explica Juliani.

A Ieme gerencia as obras de instalação dos apoios, e depois retorna aos pontos críticos para realizar testes práticos que verificam a eficácia do sistema antes que as linhas metro-ferroviárias comecem a circular.

Perfil: A Ieme Brasil Engenharia Consultiva atua desde 1987 em gerenciamento e fiscalização de obras e empreendimentos; avaliação dinâmica de estruturas, como estádios esportivos, pontes e estações de trem e metrô; e elaboração de estudos e projetos de sistemas amortecedores para evitar vibrações e ruídos. [ Site: www.iemebrasil.com.br.] [ 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, até 28 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 596, São Paulo] .

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