Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2009 - 10:40

Aneel determina reajuste médio de 4,98% para as contas de energia da Elektro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 4,98% para as tarifas de energia elétrica da Elektro, que passa a vigorar a partir desta quinta-feira, 27 de agosto, mas os efeitos do reajuste anual só serão percebidos pelos clientes cerca de 45 dias depois, devido ao intervalo que há entre o consumo e a data de leitura.

Os aumentos tarifários aprovados pela agência são diferenciados de acordo com as classes de consumo. Para os clientes atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 3,66%. Já para os clientes atendidos em alta tensão, o reajuste será de 7,17%.


Nível de tensão............................................................................. % de reajuste
Alta tensão.......................................................................................... 7,17
Baixa tensão....................................................................................... 3,66

Entre os fatores que determinaram o percentual de aumento estão: (i) a variação cambial do dólar, que impacta a compra de energia elétrica da Usina Itaipu, (ii) o aumento do preço de leilão de energia das novas usinas, e (iii) o aumento dos encargos setoriais, principalmente o Proinfa e ESS.

Para calcular o reajuste anual, a Aneel também leva em consideração os custos atuais de transporte de energia elétrica e o valor dos encargos setoriais, entre eles a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo de recursos que financia o Programa de Universalização e o Programa de Baixa Renda; e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que subsidia a geração térmica nos sistemas isolados no Norte e Nordeste do País.[ www.elektro.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira