Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2009 - 11:18

Tecnologia muda a rotina da visita ao dentista

Curitiba– Neste novo século, além do aperfeiçoamento continuado dos profissionais, outro grande aliado da área de saúde é o avanço realizado no setor de biotecnologia. Nos últimos anos, a utilização desta tecnologia na odontologia evoluiu consideravelmente. Isso reflete inevitavelmente nos procedimentos de atendimento ao paciente.

A começar pelo cadastro dos pacientes na primeira consulta. Estes são feitos através de softwares que conservam os dados gerais da pessoa, o tratamento realizado e mesmo imagens da situação dos dentes em fichas digitais. As fichas proporcionam ao paciente a possibilidade de consultar o seu cadastro a qualquer momento, seguindo, passo a passo, a evolução do tratamento.

Além disso, gama de aparelhos tecnológicos torna o diagnóstico extremamente preciso e de fácil compreensão. Um exemplo são as microcâmeras que captam as imagens antes e no término do tratamento. Isso possibilita ao paciente um real entendimento sobre o plano de tratamento proposto, técnicas utilizadas e uma avaliação final sobre o resultado obtido. As fotos dos dentes são armazenadas e depois comparadas em antes e depois dos trabalhos executados pelo profissional.

Uma das vantagens da utilização dos aparelhos tecnológicos voltados para odontologia é a segurança na escolha do diagnóstico. Isso porque os Raio X entraram na era digital. A revelação da película de Raio X é coisa do passado, hoje o aparelho disponibiliza a imagem ampliada na tela do computador sendo possível armazená-la diretamente na ficha digital do paciente. Esta tecnologia fornece detalhes importantíssimos sobre a estrutura óssea, as lesões existentes e a anatomia de raízes dos dentes.

Outro equipamento que trás muito conforto ao paciente é a anestesia eletrônica. O grande diferencial deste aparelho é que a aplicação do anestésico é feita sem a tradicional e temida seringa. No seu lugar encontra-se somente uma fina agulha que passa despercebida pelo paciente. A agulha é ligada a uma cânula conectada ao aparelho que dosa a quantidade de anestésico gota a gota minimizando em 90% a dor da aplicação da anestesia. Já para pacientes muito ansiosos ou que necessitem de atendimento especial, a opção é a sedação gradativa por meio do gás óxido nitroso.

No dia-a-dia, além dos benefícios técnicos, esta tecnologia contribui para uma conscientização do próprio paciente com relação aos cuidados essenciais. Quando o paciente vê no vídeo os seus dentes ele, inconscientemente, tende a colaborar na manutenção diária do tratamento.

Todos temos a ganhar com esta nova fase da odontologia, o paciente pelos resultados espetaculares que os tratamentos dentários podem oferecer ao sorriso; e o dentista que consegue otimizar o tempo do tratamento, diminuir o desconforto e, contribui para as modificações na estética e na parte funcional dos dentes.

. Por: Dr. Rogério Agulham – cirurgião-dentista, pós-graduado em prótese convencional, prótese sobre implantes, estética restauradora avançada, dentística restauradora e oclusão. É idealizador do Centro de Estética Oral Paraná.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira