Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2009 - 11:20

Crédito e inadimplência

O volume de crédito na economia continua em expansão. A queda das taxas de juros; o aumento dos prazos de financiamento; a ação mais agressiva dos bancos públicos em relação à política de concessão de crédito; a percepção de um ambiente futuro mais estável; o crescimento do setor imobiliário; a crescente utilização de meios de pagamentos eletrônicos que permitem parcelamentos; e o aumento da massa salarial são os principais responsáveis por essa expansão.

Atualmente, o volume de crédito em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) chega a 45%, percentual ainda bastante inferior ao de países com renda per capita semelhante à do Brasil. O volume de crédito imobiliário em relação ao PIB no Brasil ainda não atinge 5%, enquanto no México e Chile ultrapassa os 15%.

O aumento da inadimplência se deve mais aos efeitos negativos da crise financeira internacional do que à expansão do volume de crédito. Desta forma, não podemos afirmar que está havendo uma bolha de crédito ou falta de rigor na sua aprovação.

Com juros menores é possível que o volume de crédito continue expandindo nos próximos meses. Isto é muito positivo para o crescimento da economia, uma vez que o crédito pode ser considerado o oxigênio da atividade econômica.

. Por: Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios e autor do livro “Brasil, a trajetória de um país forte”, da Trevisan Editora Universitária.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira