Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2009 - 09:03

COI em sintonia com o Dia Nacional de Combate ao Fumo

No próximo sábado, dia 29 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, a data será marcada por uma série de ações em todo o país. As secretarias de saúde e a sociedade civil organizada estão promovendo atividades de esclarecimento da população sobre os riscos à saúde do tabagismo passivo.

Em sintonia com as campanhas de prevenção e projetos lançados por instituições como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), a COI – Clínicas Oncológicas Integradas, está inaugurando um novo serviço de tratamento antitabaco nas suas novas instalações no MD.X Barra Medical Center, centro médico do Grupo EBX, na Barra da Tijuca.

O novo Centro de Tratamento do Tabagismo do Rio de Janeiro abordará o tratamento antitabaco de várias maneiras, com consultas e tratamentos graduais desde abordagens farmacológicas com drogas até um suporte psicológico e nutricional aos pacientes. Psicólogo e nutricionista participarão do processo com acompanhamento e consultas para aqueles pacientes que têm maior dependência do cigarro. Eles também orientarão os pacientes com alimentos que ajudam no processo de abstinência do cigarro.

De acordo com Dr. Mauro Zukin, chefe da Oncologia Clínica da COI e responsável pelo novo Centro de Tratamento do Tabagismo, atualmente, no Brasil, cerca de 200 mil brasileiros morram precocemente devido à doenças causadas pelo tabagismo. “Não há dúvida que o fumo passivo é prejudicial à saúde. Existem efeitos agudos e crônicos vindos da exposição da população à poluição causada pela fumaça do cigarro. Os efeitos imediatos incluem irritação dos olhos e nariz, dor de cabeça, dor de garganta e tosse. Em adultos, constata-se um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração em não-fumantes expostos ao tabagismo passivo. Também causa câncer de seios da face, desenvolvimento e agravamento de bronquite crônica e enfisema”, explica Zukin.

Segundo o especialista, campanhas e serviços em prol do combate ao fumo contribuem consideravelmente para a área de prevenção do tabagismo e das doenças provenientes do fumo. “O Dia Nacional de Combate ao Fumo vem reforçar as campanhas ao redor do mundo da maior pandemia dos últimos tempos, da doença que mais matou pessoas nas últimas décadas, o Câncer de Pulmão. E é por isso que a COI vem dar sua contribuição, e está penetrando na área de prevenção ao tabagismo através de seu novo centro de tratamento especializado. Pretendemos alcançar o nosso objetivo principal de prevenção de doenças decorrentes do uso do tabaco, principalmente o Câncer de Pulmão”, finaliza Mauro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira