Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2009 - 09:13

Foz do Iguaçu poderá ser subsede da Copa do Mundo de 2014


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, recebeu no dia 26 de agosto (terça-feira), o livro de candidatura de Foz do Iguaçu com a proposta de tornar a cidade uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. O projeto foi entregue pelo secretário municipal de Esportes do município Márcio Ferreira e pelo deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR).

Na opinião de Sciarra, que foi o responsável pela articulação do encontro com o ministro, a cidade tem todas as condições necessárias para tornar-se uma subsede da competição. “É o município que tem o terceiro maior número de leitos hoteleiros do país e já tem um receptivo turístico consolidado”. Segundo o democrata, a cidade também atende a outras exigências da FIFA, como estar a apenas uma hora de vôo de Curitiba, uma das sedes oficiais da Copa. Ela também está próxima a três aeroportos internacionais: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).

Segundo o secretário, o ministro mostrou-se receptivo à proposta, e vai encaminhar os estudos para análise da candidatura. Na ocasião foi apresentado o anteprojeto para a construção de um moderno complexo de treinamento no município para receber os atletas internacionais. “É como se o time do Real Madrid estivesse treinando no Brasil com a mesma qualidade que eles tem lá”, comparou Ferreira. A obra já conta com o estudo técnico necessário e com o terreno para sua construção. Caso a cidade venha a ser escolhida como subsede, a prefeitura de Foz do Iguaçu se comprometeu a construir complexo olímpico para o Mercosul na área em torno do centro de treinamento como forma de contrapartida.

O papel do deputado Sciarra também seria fundamental nesta etapa. Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, ele poderá contribuir para viabilização de obras como a ampliação do aeroporto e a duplicação de estradas de acesso ao município.

Outro grande ganho que virá da inclusão de Foz do Iguaçu entre as subsedes da Copa é o incremento no turismo. Ferreira acredita que a competição tornará o município ainda mais atrativo. “Vai ser um divisor de águas na história do turismo da cidade”, disse.

Além de dinamizar ainda mais o turismo na região, uma competição deste porte poderia transformar a realidade social da região, hoje marcada por altos índices de violência. Segundo Ferreira, o esporte pode ser uma importante ferramenta para transformação social, tirando jovens do crime.| Crédito/foto : Nídia Rios

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira