Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2009 - 09:27

Magneti Marelli apresenta resultados de projeto de educação profissional desenvolvido pelo Formare

Trabalho será mostrado no evento Fiesp Sustentabilidade, promovido pela Federação da Indústria de São Paulo nesta quinta-feira.

O Formare, projeto de educação profissional para jovens de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, participará da Mostra Fiesp/Ciesp de responsabilidade socioambiental, que acontece de 25 a 27 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo. O case Magneti Marelli Formare será apresentado no painel “Educação – a base para a sustentabilidade”, amanhã, às 16h, onde serão expostos os resultados do projeto de educação profissional.

A Magneti Marelli, empresa do setor automotivo, aderiu ao projeto em 2004, com a implantação da primeira Escola Formare na unidade de Hortolândia, no interior de São Paulo. Hoje são cinco escolas funcionando nas unidades de Amparo (SP), Lavras (MG), Mauá (SP), Hortolândia (SP) e São Bernardo do campo (SP), beneficiando cerca de 100 jovens em todas as unidades da companhia por ano.

“Além de contribuir para a capacitação profissional dos jovens, nossos colaboradores aprendem muito com a experiência. Ao atuarem como educadores voluntários, eles transformam o conhecimento adquirido na profissão em ensinamentos e ainda reforçam seus papéis de cidadãos e agentes transformadores da sociedade. As relações profissionais entre áreas são facilitadas, já que as aulas são preparadas e ministradas por mais de um colaborador por disciplina, e essa interação no programa ajuda na troca diária entre os departamentos” diz Giusepe Giorgi, diretor de recursos humanos da Magneti Marelli.

Sobre o Formare - O Projeto Formare foi criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais.

O objetivo do projeto é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso, que é totalmente gratuito. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego. Aproximadamente 6,5 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados.

Outro fator de destaque é a capacitação e a motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Segundo informações da Rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente.

A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional que oferecem instalações, benefícios (bolsa auxílio, alimentação, transporte, uniforme, assit. Médica e seguro de vida) e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores-voluntários dos jovens.

Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são elaborados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e monitorados pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados pela UTFPR, instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. | www.formare.org.br

Perfil: O Grupo Magneti Marelli é de capital italiano e está presente no Brasil desde 1978. É dividido em seis unidades de negócios: Powertrain (componentes e sistemas de injeção eletrônica e sistemas de gerenciamento eletrônico do câmbio), Sistemas Eletrônicos (responsável pela produção de centralinas de gerenciamento de bordo e de quadros de bordo, também conhecidos como painéis de instrumentos, módulos eletrônicos, rastreadores e telemática), Automotive Lighting (faróis e lanternas), Amortecedores (que abrange as linhas de sistemas de suspensão, amortecedores, camisas de cilindro e sinterizados), Sistemas de Escapamentos (fabrica e comercializa produtos da marca Kadron, uma das mais tradicionais do segmento) e After Market (responsável pela comercialização dos produtos Magneti Marelli, Cofap e Kadron no mercado de reposição Mercosul). Conta com cinco centros de pesquisa e desenvolvimento, nove unidades industriais desenvolvidas na região Sudeste do país e cerca de sete mil colaboradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira